Decisão foi tomada pela executiva regional do partido no estado na manhã de hoje
Cássio Bruno e Juliana Castro - O Globo
O PSB anunciou nesta sexta-feira o apoio à pré-candidatura do deputado federal Miro Teixeira (PROS) ao governo do Rio. A decisão, antecipada pelo site do GLOBO, foi tomada pela executiva regional do partido no estado na manhã de hoje. À tarde, a sigla divulgou uma nota em que divulga sua adesão à campanha de Miro.
- A ideia é apoiar uma candidatura que representasse a ruptura e mudanças em relação ao atual governo. Além disso, precisava haver um afinamento com o projeto nacional do nosso partido e o Miro teve papel fundamental na formação da Rede Sustentabilidade. E, nesse momento, o indicativo é o fortalecimento da aliança PSB/Rede - justificou o presidente do diretório municipal do PSB, deputado Glauber Braga, ao GLOBO.
O PSB, no entanto, não decidiu ainda se indicará ou não o nome a vice na provável chapa com Miro Teixeira. De acordo com a nota, a Executiva transferiu para abril d a discussão sobre as candidaturas a vice-governador e senador. O deputado federal Romário já declarou que pretende concorrer à indicação da vaga para o Senado. Mas alguns membros do partido opinam que o melhor é que o Baixinho seja candidato à reeleição para ajudar a eleger bancada.
Até então, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pré-candidato à Presidência, não tinha um palanque no Rio. O PSB vinha sendo cortejado por Miro e por outro pré-candidato ao governo fluminense, o senador Lindbergh Farias, do PT.
- Fico feliz pelo apoio. Estamos construindo um ambiente de discussão no Rio e no Brasil, envolvendo o PROS, a Rede, o PSB e o PPS. As coisas estão acontecendo no tempo de cada partido - disse Miro Teixeira, lembrando que a partir da próxima segunda começa a debater seu programa de governo para o estado.
Um dos impedimentos do PSB para declarar apoio a Miro era o deputado federal Alfredo Sirkis, que lançou sua pré-candidatura. Ele, porém, disse que ainda não foi convencido:
- Não me convenceram ainda. É uma precipitação. O prazo legal para decisão é até junho. Deve haver uma ampla consulta dentro do PSB e na Rede para uma decisão de foro restrito.
Para conseguir o apoio dos socialistas, Miro apostava na boa relação que mantém com a ex-senadora Marina Silva, uma vez que estava ajudando a construir a Rede Sustentabilidade, que não conseguiu o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sem a oficialização da Rede e já desfiliado do PDT, Miro migrou para o PROS, um novo partido, para não perder o mandato de deputado federal.
Leia a íntegra da nota:
“O PSB do Rio de Janeiro decidiu apoiar o pré-candidato Miro Teixeira, do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), ao governo do estado. A decisão foi tomada em reunião da Comissão Executiva Estadual do partido e agora será submetida à apreciação da Executiva Nacional.
“O PSB tem um projeto nacional para mudar o Brasil, que é a eleição de Eduardo Campos para a Presidência da República, em aliança com Marina Silva, da REDE Sustentabilidade”, ressaltou o vice-presidente da Executiva do PSB no Rio de Janeiro, Deputado Federal Glauber Braga. “O Deputado Federal Miro Teixeira faz parte desse projeto, pois teve papel importante na formação da REDE; esperamos que isso seja um indicativo de aprofundamento e consolidação da aliança PSB-REDE no Rio de Janeiro”.
Além do apoio à candidatura de Miro Teixeira, a Executiva Estadual também resolveu propor uma coligação majoritária com o PROS, abrindo as negociações do PSB no Rio ao campo de alianças político-ideológico com as forças democráticas, populares e progressistas.
“O Estado do Rio de Janeiro precisa de mudanças para combater os grandes problemas que hoje enfrenta, e essa decisão está em consonância com o nosso projeto nacional”, afirmou o primeiro secretário da Executiva Estadual, Joílson Cardoso.
A Executiva ainda transferiu para abril de 2014 a discussão sobre as candidaturas a Vice-governador do Rio e a Senador da República.
Márcia Quadros - Assessoria do PSB Nacional”.