Veja
Aeroportos asiáticos e europeus encabeçam o ranking, que é liderado por Cingapura; Cumbica é o quarto no ranking da América do Sul
O aeroporto de Cingapura, operado pela empresa Changi, foi considerado o melhor do mundo pelo segundo ano consecutivo, segundo o ranking elaborado pela consultoria SkyTrax. A Changi é justamente a operadora que venceu, em consórcio com a Odebrecht, o leilão do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O topo da lista é preenchido por aeroportos asiáticos e europeus. O Brasil, claro, está longe de qualquer prêmio. Cumbica, o maior do país, foi classificado apenas como o quarto melhor da América do Sul, atrás dos aeroportos de Lima (Peru), Guayaquil (Equador) e Santiago (Chile).Segundo o presidente da SkyTrax, Edward Plaisted, o diferencial do aeroporto de Cingapura é a excelência de suas opções de lazer e entretenimento. "O aeroporto de Changi é conhecido pela liderança e inovação na indústria de aeroportos e realmente agrada e surpreende os viajantes que têm a sorte de desfrutar de suas instalações”, afirmou.
Ao todo, a pesquisa avaliou 410 aeroportos e levou em consideração a satisfação dos passageiros em 39 diferentes categorias, dentre elas check-in, desembarque, transporte, lojas, segurança e imigração. Para compras, o melhor aeroporto é Heathrow, em Londres, enquanto o mais seguro é o de Copenhague, na Dinamarca. Há ainda o melhor aeroporto de luxo, que, segundo a SkyTrax, é o de Doha, no Catar.
Aeroporto Changi, em Cingapura
Também considerado o aeroporto com melhores instalações para lazer, o aeroporto Changi foi eleito o melhor aeroporto do mundo pelo segundo ano consecutivo. Sua operadora é a mesma que venceu o leilão do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, em outubro do ano passado.
Aeroporto Internacional de Incheon, na Coreia do Sul
Localizado em Seul, capital da Coreia do Sul, Incheon ainda é apontado como o mais organizado do mundo em procedimentos de imigração e trânsito de passageiros.
Aeroporto de Munique, na Alemanha
Na terceira colocação do ranking, o aeroporto de Munique, na Alemanha, também foi escolhido como o segundo melhor aeroporto do mundo em terminais VIP, instalações de lazer e opções de jantar.
Aeroporto Internacional de Hong Kong
Líder em entrega de bagagens e opções de restaurante, o aeroporto de Hong Kong foi considerado o quarto melhor aeroporto do mundo em 2014.
Aeroporto Schiphol, em Amsterdã
O aeroporto Schiphol, de Amsterdã, aparece na quinta posição do ranking. Atrás de Munique e Cingapura, Schiphol é também o terceiro melhor aeroporto em instalações de lazer, além de ser o segundo melhor do continente europeu.
Aeroporto Internacional Haneda, em Tóquio
No topo das listas dos melhores aeroportos para voos domésticos e também mais limpos, o aeropoto Haneda, em Tóquio, conquistou o sexto lugar no ranking mundial.
Aeroporto Internacional de Pequim
O aeroporto de Pequim ficou com a sétima colocação no ranking, além de ser apontado pela pesquisa como o segundo com a melhor oferta de hotéis do mundo, além de ser o melhor aeroporto da China.
Aeroporto de Zurique, na Suíça
Além de ocupar a oitava posição no ranking, o aeroporto de Zurique, na Suíça, foi escolhido como o quinto melhor em entrega de bagagens. Sua operadora, Flughafen Zürich, será uma das operadoras do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, concedo à iniciativa privada no ano passado.
Aeroporto internacional de Vancouver, no Canadá
Líder entre os aeroportos de menor porte, com 10 a 20 milhões de passageiros, o aeoroporto de Vancouver também é considerado o melhor da América do Norte. O aeroporto também é líder em oferta hoteleira e profissionalismo de funcionários em seu continente.
Aeroporto de Heathrow, em Londres
Também considerado o aeroporto com o melhor terminal (o novo Terminal 5) e o melhor em compras, o aeroporto de Heathrow, em Londres, é um dos mais modernos da Europa, com ampla oferta de serviços de alto padrão e hotelaria.