Condenado no mensalão, petista está na UTI do Instituto de Cardiologia
Marcela Mattos - Veja
José Genoino se entrega na sede da Polícia Federal, em São Paulo (Ivan Pacheco)
O ex-deputado José Genoino (PT) passou mal na madrugada deste domingo e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), onde passa por uma bateria de exames, de acordo com o advogado Luiz Fernando Pacheco. O ex-presidente do PT teve dores no peito e sudorese e foi levado ao hospital nesta manhã.
Pacheco disse que vai comunicar o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Vara de Execuções Penais (VEP) sobre a internação do petista nesta segunda já que ele cumpre pena em prisão domiciliar temporária. “Em caso de emergência, ele pode sair sem prévia autorização judicial, e a nossa obrigação é comunicar à Justiça”, disse.
Condenado a 6 anos e 11 meses no julgamento do mensalão, Genoino cumpre a pena em regime domiciliar provisório por causa dos problemas cardíacos. O presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, decidirá no fim deste mês se Genoino poderá permanecer em casa ou se terá de voltar à prisão, onde ficaria em regime semiaberto.
Enquanto aguarda decisão da Justiça, Genoino mora em uma casa alugada em Brasília. Se for concedido o regime domiciliar, ele pretende voltar para São Paulo, onde tem residência fixa.
Genoino também aguarda decisão da Câmara dos Deputados sobre o pedido de aposentadoria por invalidez, o que lhe garantia de forma vitalícia o salário de parlamentar, hoje de 26.700 reais. Atualmente, Genoino recebe cerca de 20.000 reais por tempo de serviço. O mensaleiro renunciou ao mandato em dezembro.