Blog Ricardo Setti - Veja
O sempre implacável senso de humor inglês pegou desprevenido o repórter da ESPN Brasil João Castelo-Branco.
Castelo-Branco, que é carioca mas vive na Inglaterra desde os 9 anos de idade – mudou-se com a mãe e o então padrasto Pedro Bial, designado como correspondente da Globo no Reino Unido -, tentava gravar uma chamada antes do jogo.
Como, além de escrever e falar os textos, também exerce de seu próprio cinegrafista e editor, o jornalista estava sozinho. Dirigia-se, portanto, a uma câmera disposta em um tripé.
A situação não passou despercebida por torcedores que estavam ali perto, atrás de um dos gols. A primeira brincadeira veio com um ainda tímido cântico “you’ve only got yourself” (“você só tem a si próprio”), puxado por alguns. Já foi o suficiente para o repórter cair na risada.
Mesmo assim, João respirou fundo e gravou a fala de poucos segundos. Ao final, virou a câmera para a galera, que então entoava aos berros “where is your cameraman?” (“onde está o seu cameraman?”), aproveitando a melodia de “La Donna È Mobile”, tema presente na ópera Rigoletto, composta por Giuseppe Verdi no século XIX.
A canção, aliás, é uma verdadeira obsessão da torcida gunner. Quando o polivalente jogador catalão Cesc Fàbregas, hoje no Barcelona, era capitão do Arsenal, a massa a adaptava ao verso ao grito de guerra “we’ve got Cesc Fàbregas!” (“nós temos o Cesc Fàbregas!”).
O episódio com Castelo-Branco ocorreu em 15 de setembro de 2010, em goleada do Arsenal contra o Sporting Braga, de Portugal, válida pela Champions League 2010-2011 e realizada na casa do time londrino, o Emirates Stadium. Mas, como é pouco conhecido, vale relembrar para os amigos do blog.
httpv://www.youtube.com/watch?v=BWKxRLyEfNE