Reuters
País é o maior mercado da farmacêutica, mas vendas têm caído
LONDRES - A farmacêutica GlaxoSmithKline informará esta semana à sua equipe nos Estados Unidos sobre o corte de centenas de postos de trabalho no país que é seu maior mercado, em um momento no qual a empresa começa a implementar um importante programa de economia nos gastos, disseram, neste domingo, fontes próximas ao assunto.
A principal farmacêutica britânica anunciou no dia 22 de outubro — quando publicou seus resultados do terceiro trimestre — que o novo esquema de reestruturação permitirá economizar £ 1 bilhão em seus custos anuais em três anos, mas que ainda deve dizer aos empregados em quais áreas serão feitos os cortes.
Os funcionários nos Estados Unidos, onde a GSK tem enfrentado dificuldades em função das baixas vendas de seus medicamentos respiratórios serão informados sobre as mudanças na quarta-feira pelo diretor de medicamentos da GSK para a América do Norte, Deirdre Connelly, disseram as fontes.
PRODUTO DE MAIOR VENDAGEM REGISTRA QUEDA
O porta-voz da GSK não quis dar detalhes, mas disse que o objetivo do programa de reestruturação era melhorar o desempenho ao reduzir a complexidade e estabelecer uma organização menor em tamanho e em custo.
“Cada unidade de negócio está atualmente vendo como responder a este desafio. Quando tivermos propostas, primeiro as compartilharemos com nossos funcionários”, disse, em comunicado enviado por e-mail.
Os remédios para tratamento de problemas respiratórios têm sido, tradicionalmente, o negócio mais forte da GSK, e o Advair — uma terapia de inalação contra a asma e enfermidades crônicas dos pulmões — é seu produto com maior vendagem. Porém, mesmo as vendas do Advair caíram nos EUA, enquanto outros tratamentos da farmacêutica para doenças respiratórias não conseguiram sucesso no país.