O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, teve a terceira alta seguida nesta quarta-feira (27), com valorização de 1,89%, a 60.950,57 pontos. Com isso, a Bovespa se aproxima dos 61 mil pontos e atinge o maior patamar desde 25 de janeiro de 2013, quando encerrou a 61.169,83 pontos.
A principal influência positiva do índice no dia foram as ações da Petrobras, que subiram mais de 4%.
No mercado de câmbio, o dólar comercial fechou em queda de 0,82%, cotado a R$ 2,246 na venda. É o menor valor de fechamento desde 30 de julho, quando a moeda norte-americana encerrou a R$ 2,243.
Cenário eleitoral
Investidores novamente se concentraram na cena política brasileira, após pesquisa de intenção de voto do Ibope mostrar que Marina Silva (PSB) derrotaria Dilma Rousseff (PT) em um eventual segundo turno das eleições.De acordo com o levantamento divulgado na véspera, no primeiro turno, Marina Silva (PSB) aparece em segundo lugar, com 29% das intenções de voto. A presidente Dilma Rousseff (PT), que busca a reeleição, lidera a disputa, com 34%. O senador Aécio Neves (MG), candidato pelo PSDB, caiu do segundo para o terceiro lugar e tem 19%.
A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Essa é a primeira pesquisa que o instituto faz depois da morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e da definição de Marina como candidata a presidente pelo partido.
Investidores também analisaram o debate entre os candidatos à Presidência realizado pela TV Bandeirantes na véspera.