Os números acendem uma luz no fim do túnel para uma das indústrias que sempre foram base para a economia americana: a automobilística. A crise mundial de 2008 fez com que o setor cortasse milhares de empregos e diminuísse em grande escala a produção, que, em 2009, foi a menor desde os anos 60.
Agora, segundo divulgou a Casa Branca, o número de carros produzidos nos Estados Unidos é o maior nos últimos 12 anos. Entre 2008 e 2009, quando o país estava mais afundado pela crise, a taxa de produção anual ficou em 3,7 milhões de carros. As coisas mudaram para muito melhor: a projeção para este ano é de 13,2 milhões, de acordo com o governo americano.
A Casa Branca afirma que, desde 2010, quando acabou a fase mais crítica no setor automobilístico, já foram acrescentados 700 mil empregos na área.
O plano do presidente Barack Obama agora é investir no preparo dos trabalhadores para que a indústria continue crescendo. Isso envolve melhorias na área da educação e incentivos à criação de vagas de aprendiz no mercado.