O Globo
Apresentadora interpretará a avó do comediante Richard Pryor, um dos mais famosos dos Estados Unidos
Uma das apresentadoras mais populares em todo o mundo, Oprah Winfrey fará mais uma incursão como atriz. Ela agora interpretará a cafetina Marie Carter, avó do comediante e ator Richard Pryor. Aos 60 anos, Oprah será novamente dirigida pelo amigo Lee Daniels ("A última ceia", "Preciosa"), com quem trabalhou em "O mordomo da Casa Branca".
Segundo o portal "TMZ", a viúva do comediante — ele morreu em 2005 —, Jennifer Pryor confirmou que Oprah já estava com o roteiro em mãos e "desesperada" para fazer o papel. Nos cinemas, a apresentadora e Daniels costumam trabalhar com longas voltados à questão do racismo e da identidade negra.
Ao longo de sua carreira como comediante, Pryor fez inúmeras referências aos maus tratos que sofreu com a avó, que o criou após ele ser abandonado pela própria mãe. Dona de um bordel em Peoria, no Illinois, ela batia no neto. Ele alegava também ter sofrido abuso sexual no local quando tinha apenas sete anos.
Nascido em 1940, Pryor foi um dos comediantes mais famosos dos Estados Unidos, fazendo ao longo de sua carreira shows de stand up comedy, gravações, programas e atuando em filmes e especiais. Ele ganhou um Emmy por "Lily", produção da CBS de 1973, além de cinco Grammys — todos por seus discos de comédia, em especial por suas críticas bem humoradas do racismo. Pryor morreu em 2005, vítima de um ataque cardíaco.
Em "O mordomo da Casa Branca", Oprah fez o papel Gloria Gaines, esposa do protagonista vivido por Forest Whitaker. Pela atuação, concorreu a vários prêmios de melhor atriz coadjuvante, entre eles o Bafta. Ela já emprestou sua voz a filmes como "A princesa e o sapo" e "A menina e o porquinho". Sua estreia nas telonas foi no clássico de Steven Spielberg "A cor púrpura", de 1985. Pelo longa, concorreu ao Oscar e ao Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante.