quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Mantega nega manobras para fechar contas públicas. Com a credibilidade que caracteriza a gangue Lula-Dilma, pode apostar nas manobras

Ministério Público e TCU investigam possíveis irregularidades do Tesouro, voltadas para realizar resultado fiscal

 
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou que a equipe econômica venha fazendo manobras para fechar as contas públicas. Ao ser questionado sobre o fato de o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União (TCU) terem começado a investigar possíveis irregularidades do Tesouro para realizar o superávit primário, o ministro afirmou:

— Todas essas análises (de órgãos de controle) são rotineiras. Nossas contas sempre foram aprovadas e não foi detectada nenhuma irregularidade. Eu ouço muito zunzunzun de que (o Tesouro) fez isso ou aquilo, mas não provou, tem que provar. Não temos feito nenhuma operação que não tenha sido dentro dos conformes da legislação brasileira.

Já o secretário do Tesouro, Arno Augustin, também disse que é normal ser acompanhado por órgãos de controle e rebateu a expressão “pedaladas”, que vem sendo usada pelo mercado para definir a estratégia da equipe econômica para fechar as contas. As pedaladas seriam atrasar o repasse de recursos para bancos públicos para manter mais dinheiro em caixa a realizar um primário maior.

— Todos os órgãos de controle fazem análise. Isso é usual, normal. Mas nenhuma dessas análises é genérica e se refere ao termo jocoso como a jornalista colocou — disse Augustin.