UOL
A ex-senadora Marina Silva (PSB), candidata à Presidência da República, afirmou em entrevista na noite desta quarta-feira (27) ao "Jornal Nacional" tratar-se de uma "lenda" a ideia de que ela é contra o uso de sementes transgênicas.
"Há uma lenda que sou contra os transgênicos, mas isso não é verdade", disse. A afirmação foi feita em resposta a uma pergunta a respeito de seu vice, o deputado Beto Albuquerque, que foi um dos principais articuladores da Medida Provisória que aprovou o cultivo de soja transgênica.
"Eu defendo um modelo de coexistência, em que existam áreas de transgênicos e áreas livres de transgênicos. No Congresso não passou a proposta da coexistência", disse a ambientalista.
Beto Albuquerque mantém proximidade com representantes do agronegócio, rivais históricos de Marina, e defendeu a pesquisa com células-tronco em votações no Congresso, ao contrário da ex-senadora.
Questionada sobre se as divergências com o vice não colocam em xeque o discurso de "nova política", tão caro à Marina, a ex-senadora afirmou: "nós somos diferentes e a nova política sabe trabalhar na adversidade e na diferença."
Marina Silva é a quinta entrevistada pelo Jornal Nacional. Antes dela, foram entrevistados Pastor Everaldo, no último dia 19; Dilma Rousseff, que foi entrevistada no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, no dia 18; Aécio Neves, no dia 11; e Campos no dia 12, véspera de sua morte.