Veja
É o quarto mês consecutivo de queda e o pior resultado desde setembro de 2009
A produção industrial caiu 1,4% em junho ante maio (Marco De Bari/VEJA)
A produção industrial no Brasil caiu 6,9% em junho na comparação com igual período do ano anterior, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se do quarto mês consecutivo de queda e do pior resultado desde setembro de 2009, quando o indicador recuou 7,4%. A produção industrial caiu 1,4% em junho ante maio, também consolidando o quarto mês consecutivo de queda na comparação mensal. No acumulado do ano, houve retração de 2,6%.
"A magnitude da queda tem relação direta com menos dias de trabalho por conta da Copa (do Mundo) e com redução da jornada de trabalho e férias dadas nas montadoras", afirmou o economista do IBGE André Macedo. "A Copa potencializou o movimento de queda da indústria, que continua sendo afetada por nível de estoque alto, baixo nível de confiança do empresário, menor demanda doméstica e crédito mais restrito", argumenta Macedo.
As quatro grandes categorias econômicas analisadas recuaram em junho. Bens de Capital obteve o pior desempenho, com queda de 21,1% no confronto anual e de 9,7% no confronto mensal. Em seguida, ficaram Bens de Consumo, Indústria Geral e Bens Intermediários. Na categoria de Bens de Consumo, a produção de bens de consumo duráveis caiu 34,3% no confronto anual e 24,9% no confronto mensal, enquanto a produção de bens de consumo semiduráveis e não duráveis teve retração de 3% e de 1,3% nas mesmas bases de comparação, respectivamente.