Por sorteio, Marina será a primeira a dirigir pergunta a um concorrente, o que pode indicar quem ela vê como principal adversário. A seguinte a perguntar será Dilma (Fotos: Marcello Casal Jr./ABr :: José Cruz/ABr)
No primeiro debate em rede nacional de TV entre presidenciáveis, hoje, às 22 horas, na Band, Marina Silva será a primeira candidata a fazer pergunta a outro candidato.
A ordem dos participantes que farão perguntas foi obtida em prévio sorteio de que participaram os representantes dos candidatos, e é interessante observar o comportamento que terão tanto Marina como a presidente Dilma, a segunda a se dirigir a um concorrente.
Marina poderá dar o tom de sua estratégia de campanha se, digamos, encaminhar sua pergunta logo de início a Dilma: provavelmente significa que pretende dirigir fogo contra a presidente não apenas ao longo do debate, mas na campanha, por vê-la como principal adversária.
A mesma sinalização poderá provir de Dilma — ela talvez prefira “bater” em Marina caso seus estrategistas considerem a ex-senadora como principal ameaça. Deixar de atacar Aécio também significa, em linguagem subliminar, considerá-lo um adversário menos importante.
Sempre existe, porém, a perspectiva de os candidatos evitarem um confronto com adversários diretos e, durante o debate, indagarem temas genéricos a candidatos nanicos, como alguns que participarão do programa da Band hoje, como Luciana Genro (PSOL) e o invariável Levi Fidélix (PRTB).
A ver, portanto.