segunda-feira, 28 de abril de 2014

Novo laudo diz que quadro clínico de Genoino é estável. Além de corrupto e informante, como o chefe, é um p* picareta

Laryssa Borges - Veja

 

Condenado no mensalão, ex-presidente do PT cumpre prisão domiciliar provisória até a conclusão de perícia médica

 
 
 
O ex-deputado José Genoino, condenado e preso no processo do mensalão, é visto na casa alugada pela família para ele cumprir a prisão domiciliar provisória para tratamento médico, no bairro Jardim Botânico, área de classe média alta de Brasília
O ex-deputado José Genoino, condenado e preso no processo do mensalão, é visto na casa alugada pela família para ele cumprir a prisão domiciliar provisória para tratamento médico, no bairro Jardim Botânico, área de classe média alta de Brasília   (Pedro Ladeira/Folhapress)

Um novo laudo médico anexado nesta segunda-feira ao processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF) informa que o ex-presidente do PT José Genoino apresenta "quadro clínico plenamente estabilizado". A recente avaliação médica, assinada por quatro médicos do Hospital Universitário de Brasília, será analisada pelo ministro Joaquim Barbosa para definir se o petista poderá ou não cumprir prisão domiciliar – até agora, nenhum dos laudos, feitos a pedido da Câmara dos Deputados e do Judiciário, apontou cardiopatia grave.

Genoino passou por nova perícia médica no último dia 12, mas os resultados só foram encaminhados nesta segunda à Justiça. “Como anteriormente, Genoino encontrava-se em pleno gozo de suas faculdades mentais, que se mostraram normais, exceto por certo grau de ansiedade, em ótimo aspecto físico, deambulando normalmente sem restrições e em boas condições clínicas aparentes. Não apresenta qualquer queixa clínica”, diz o laudo.

O petista foi submetido a exames de sangue, coagulação, eletrocardiograma, raio-X do tórax, teste ergométrico e angio-ressonância magnética da aorta. “Nenhuma nova alteração digna de nota foi observada para pior em relação à avaliação anteriormente realizada [em novembro]. Ao contrário, alguns achados anormais detectados no exame físico, conforme anteriormente apontado, não mais se encontravam presentes”, concluem os médicos.

Condenado a quatro anos e oito meses de prisão por corrupção ativa, Genoino chegou a ser levado, em novembro, para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, mas passou mal e conseguiu aval do ministro Barbosa para cumprir pena provisoriamente em casa até a conclusão das perícias médicas.

Leia também: Câmara nega aposentadoria integral para Genoino
“Em bases estritamente objetivas e definitivas, não se expressa no momento a presença de qualquer circunstância justificadora de excepcionalidade e diferenciada do habitual para a situação médica em questão, visando o acompanhamento e tratamento do paciente em apreço”, afirmam os cardiologistas.
Genoino foi submetido a uma cirurgia cardíaca em julho do ano passado para a correção de um rompimento da artéria aorta. De acordo com os médicos que agora avaliaram o petista, o procedimento cirúrgico foi um “sucesso”.

“Constata-se a persistência de condições clínicas caracterizadas como não graves e o definido sucesso corretivo curativo da condição cirúrgica do paciente. Encontra-se o quadro clínico plenamente estabilizado, não se podendo julgar sobre risco mórbido futuro presuntivo, o qual depende de fatores os mais diversos."

Para os cardiologistas, o quadro clínico de José Genoino não é grave, embora haja “cardiopatia aterosclerótica incipiente”, hipertensão de leve a moderada, porém controlada. Além disso, ele apresenta ansiedade resultante de estresse emocional.