O Globo
Um vídeo feito na terça-feira mostra o ex-ministro José Dirceu no Complexo da Papuda reclamando do regime fechado. Ontem, um grupo de deputados foi visitar o ex-deputado, condenado a sete anos e 11 meses de prisão pelo processo do mensalão, na cadeira. As imagens foram obtidas pelo jornal “Folha de S.Paulo”.
- Nós nunca questionamos o regime carcerário. O meu problema é o regime prisional, regime fechado - afirmou Dirceu na conversa com parlamentares.
- A rigor, sábado e domingo, eu saio duas horas aqui (para tomar sol). Durante a semana, eu saio sete horas. Na verdade, o regime não é semiaberto - explicou.
Deputados da Comissão de Direitos Humanos que visitaram o presídio da Papuda na terça-feira, em Brasília, encontraram o ex-ministro assistindo ao jogo de futebol entre Real Madrid e Bayern, em uma televisão de plasma. O ex-ministro está sozinho em uma cela de 23 m², com micro-ondas, fogareiro e chuveiro com água quente.
Os parlamentares da base aliada do governo que visitaram o local disseram que não há regalias para o petista, porém parlamentares da oposição afirmaram que ele tem uma situação diferenciada em relação aos outros presos. A vistoria foi feita por Nilmário Miranda (PT-MG), Luiza Erundina (PSB-SP), Jean Wyllys (PSOL-RJ), Arnaldo Jordy (PPS-PA) e Mara Gabrilli (PSDB-SP).