sábado, 28 de junho de 2014

Buraco de bala em placa de boas-vindas assusta turistas no Rio

ALESSANDRO LO-BIANCO - O GLOBO

Buraco de bala em placa de boas-vindas no Mirante Dona Marta, no Rio, assusta turistas. Ilustração traz a mensagem em diversos idiomas. Parque Nacional da Tijuca disse que equipamento será retirado



Buraco de bala na placa de sinalização turistica no Mirante Dona Marta chama atenção de turistas
Foto: Domingos Peixoto / Domingos Peixoto / Agência O Globo
Buraco de bala na placa de sinalização turistica no Mirante Dona Marta chama atenção de turistas - Domingos Peixoto / Domingos Peixoto / Agência O Globo

Um buraco de bala em uma placa de sinalização turística — que tinha como finalidade dar boas-vindas, em diversos idiomas, aos estrangeiros na cidade — chamou atenção de quem passava, nesta sexta-feira, pelo Mirante Dona Marta, na Zona Sul. Na ilustração, logo abaixo dos braços abertos do Cristo Redentor, a marca deixada pelo disparo deixou turistas e cariocas que fotografavam o equipamento espantados.

— Este mirante possui uma das vistas mais espetaculares da cidade. Daqui, a gente observa a Baía de Guanabara, as montanhas da Região Serrana e até Niterói. Do outro lado, dá para ver a Lagoa e grande parte da Zona Sul, além da estátua do Cristo. Mas, esse buraco, me deixou um pouco assustada — disse Vera Lúcia Jordano, que buscava, no local, ângulos perfeitos para fotografar a cidade.

De acordo com a assessoria do Parque Nacional da Tijuca, a placa será retirada do local. Ainda segundo o órgão, "é difícil ter controle sobre este tipo de ação, uma vez que a região faz parte das áreas públicas da cidade".


CENÁRIO PARA FILMES E VIDEOCLIPES

Para chegar ao mirante, muitos turistas optam por pegar uma trilha pelo Morro Santa Marta, que recebeu a primeira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da cidade em 2008. De acordo com a Secretaria de Segurança, os pontos de venda de droga que funcionavam no local foram, então, extintos.

O local já serviu de palco para gravações de filmes como “Tropa de Elite 2: O Inimigo agora é outro”, “Velozes e Furiosos 5”, além de servir de cenário para a gravação de DVDs de diversas bandas, como Natiruts. O ponto turístico também foi cenário para a propaganda oficial de uma das edições do Rock in Rio. O local também serviu de inspiração para do livro “A arma escarlate“, da autora brasileira Renata Ventura.