Odilon Rios - O Globo
Convenção realizada neste domingo oficializa nome da vereadora que enfrenta Collor nas urnas por Alagoas
Convenção realizada neste domingo (29) pelo PSOL referendou o nome da vereadora Heloísa Helena (PSOL) para disputar o Senado contra Fernando Collor (PTB/AL), que é oficialmente candidato à reeleição desde o dia 20. O engenheiro agrônomo Mário Agra disputa o Governo.
Nos discursos, Heloísa e Mário Agra criticaram as elites, Collor, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), e o deputado federal Renan Filho (PMDB).
- A elite alagoana é reacionária, mesquinha, pequena. O Collor foi quem mais destruiu este Estado. O Renan Calheiros é o supra-sumo da corrupção neste País. O Renan Filho responde a vários processos. Será uma batalha grande. Teremos o gogó, o tempo de televisão e as redes sociais - disse Agra.
- Vamos combater o laranjal podre mantido por Fernando Collor para inviabilizar a candidatura - afirmou Heloísa.
A convenção do partido aconteceu na sede da legenda, no bairro do Farol, na capital alagoana. Militantes diziam que era "hora de reparar" a imagem de Alagoas e eleger "a verdadeira esquerda". O PSOL se aliou ao PSTU.
O encontro teve um instante de tensão. Um dos filiados, Tony Cloves, contratou um grupo de pastoril, que dançava, protestava e fazia "apitaço" na porta da sede da legenda, além de estender faixas e cartazes pedindo para que ele, Tony, fosse indicado no lugar de Mário Agra no pleito.
Os manifestantes foram impedidos de entrar por não serem filiados ao PSOL. Tony Cloves foi o único do grupo a participar da convenção. Enquanto era entrevistado dentro da sede, Heloísa Helena era vaiada do lado de fora.
Até o momento, foram confirmados os nomes do deputado federal Renan Filho (PMDB/AL) e de Fernando Collor (PTB/AL) por Governo e Senado pela Frente de Oposição e do senador Benedito de Lira (PP) e Alexandre Toledo (PSB), também na disputa por Governo e Senado.
Nesta segunda-feira (30), último dia do prazo das convenções, deve ser confirmada a candidatura do procurador Eduardo Tavares (PSDB), apoiada pelo governador Teotônio Vilela Filho (PSDB).