O Globo com Agências Internacionais
Autoridades afirmam que serviço está sendo restabelecido, presidente Nicolás Maduro pede investigação
Cerca de 15 estados da Venezuela registram cortes nos serviços elétricos após uma falha registrada na linha de transmissão San Geronimo-La Arenosa por volta das 15h (16h30 de Brasília). As regiões não foram completamente afetadas, mas várias cidades sofreram com interrupções de luz.
Segundo o jornal "El Universal", foram registrados cortes de luz em locais dos estados de Miranda, Aragua, Carabobo, Lara, Zulia, Falcón, Mérida, Táchira, Trujillo, Cojedes, Guárico, Anzoátegui, Sucre, Portuguesa, Bolívar e Amazonas. Partes da Grande Caracas, onde fica a capital, também registraram falhas na rede elétrica.
DURANTE DISCURSO
Autoridades afirmam que serviço está sendo restabelecido e o presidente Nicolás Maduro pediu uma investigação. O apagão ocorreu durante um discurso em cadeia nacional do mandatário, que foi interrompido pela falta de luz.
— Voltamos ao vivo. Tivemos um probleminha de mudança de sequência — disse.
Por volta das 18h o ministro da Eletricidade, Jesse Chacón, afirmou, que o serviço deveria voltar a funcionar em cerca de uma hora na capital em até duas na região central. Segundo ele, uma investigação será feita para esclarecer o motivo da "falha".
O governo informou ainda que os serviços de telefonia foram pouco afetados. Cerca de 1% das linhas fixas ficaram inoperantes e 2% das antenas repetidoras de celular, segundo o canal estatal VTV.
As falhas de luz ocorrem em um momento que Maduro parecia conseguir conter a onda de protestos que assolou o país a partir de fevereiro. Mais recentemente, o presidente viu crescer uma oposição dentro das próprias fileiras do chavismo, com dois ex-ministros de Hugo Chávez o acusando de má gestão do câmbio no país.
Em crises elétricas anteriores, o governo chegou a acusar setores da oposição de sabatogem, no que classificou de "guerra elétrica". Nas redes sociais, opositores já debochavam do governo nesta sexta-feira, prevendo que ele usaria o mesmo recurso desta vez.
Em março, cinco estados sofreram com um apagão de luz pelo aquecimento de duas linhas devido a incêndios.
Em dezembro de 2013, um outro apagão ocorreu na região oeste. Três meses antes, outra falha no sistema elétrico deixou sem energia 19 dos 23 estados do país. A falha motivou a criação da "Grande Missão Elétrica".
A chamada Zona Ocidental do sistema elétrico foi afetada em todos os apagões recentes.