O Globo
País quer aumentar o número de estrangeiros em suas universidades
Com o objetivo de ampliar o número de alunos estrangeiros nas universidades holandesas, o Nuffic Neso Brazil, fundação que representa o ensino superior do país, anunciou o lançamento do novo programa de bolsas do Ministério da Educação da Holanda, que vai receber um investimento total de € 5 milhões. Anualmente, mil universitários serão contemplados com bolsas de € 5 mil para cursos de graduação ou mestrado (profissional e acadêmico) nos Países Baixos.
As inscrições para o programa serão abertas em outubro para o semestre que terá início em agosto de 2015. A seleção dará prioridade a candidatos com ótimo desempenho e engajamento no meio acadêmico. As aulas serão ministradas totalmente em inglês, por isso é necessário ser fluente no idioma (os exames TOEFL ou IELTS são exigidos).
A relação completa de requisitos para participar do processo seletivo será divulgada pelo Nuffic Neso Brazil em setembro. Os interessados devem se cadastrar no site da fundação para receber informações.
A Fundação Nuffic também administra outros programas de bolsas de estudo, alguns exclusivos para brasileiros. Clique aqui para obter mais informações.
Atualmente, mais de 10% da população acadêmica da Holanda é formada por estudantes internacionais. Só no ano passado, mais de 80 mil alunos de diversas partes do mundo se matricularam nas faculdades holandesas. O novo programa de bolsas faz parte do projeto do Governo Holandês Make it in The Netherlands, que visa a reter talentos no país.