Giba Bergamim/Folhapress | |
A limpeza da ponte Octavio Frias de Oliveira, a Estaiada, começou no dia 2 de janeiro |
GIBA BERGAMIM JR. - Folha de São Paulo
Segundo o tucano, empresas fabricantes de tintas e iluminação já firmaram compromisso para a recuperação da obra de arte de Tomie Othake na avenida 23 de Maio.
Em parte de sua cruzada contra pichadores, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), fez uma espécie de "reinauguração" da ponte Octavio Frias de Oliveira, conhecida como ponte Estaiada, na região do Brooklin (zona sul).
A ponte Estaiada estava tomada por pichações desde junho de 2016 e com o sistema de iluminação prejudicado desde 2012. "Estamos hoje comemorando o resgate da ponte Estaiada, a ponte Octavio Frias de Oliveira. Após um longo tempo pichada e mutilada, agredida, ela hoje é entregue à cidade de São Paulo", disse.
Doria agradeceu às empresas que ajudaram na limpeza do evento. Segundo o prefeito, o investimento dessas empresas foi de R$ 900 mil. "Custo zero para a Prefeitura de São Paulo. As empresas cooperaram", disse.
Segundo ele, agora a ponte está "recuperada e iluminada". "O esforço foi coletivo e agora a cidade tem um de seus símbolos resgatado e colocado a serviço da cidade. É um dos cartões-postais da cidade."
Para a limpeza do mastro da ponte, de 138 metros de altura, foram necessários alpinistas, treinados para atuar durante a madrugada. Foi restabelecida também a iluminação da ponte. De acordo com Doria, foram roubados projetores e holofotes da ponte ao longo dos anos.
"Volto a transmitir um recado aos pichadores, mudem de profissão, se tornem grafiteiros, muralistas e venham ser artistas para serem respeitados. Terão apoio não somente da prefeitura como de toda a população", afirmou.
O prefeito afirmou que haverá novas operações de limpeza de pichações. A próxima ponte será a Orestes Quércia, conhecida como "estaiadinha", que também foi alvo de pichadores.
Segundo o tucano, empresas fabricantes de tintas e iluminação já firmaram compromisso para a recuperação da obra de arte de Tomie Othake na avenida 23 de Maio.
DESPEJO
Sobre a reintegração de posse de posse de um terreno particular em São Mateus Doria disse que a Polícia Militar agiu corretamente e que o episódio não tem relação nem com a prefeitura nem com o Estado.
"Ordem da Justiça tem que ser cumprida", disse.