Acadêmicos de Niterói estreou no Grupo Especial neste Carnaval
A julgar pelo histórico de resultados do Carnaval do Rio, a Acadêmicos de Niterói é a favorita para o rebaixamento do Grupo Especial. Trata-se da escola de samba que fez a homenagem ao presidente Lula na Sapucaí.
O Grupo Especial é a elite do desfile na Sapucaí. Quase todas as escolas que abriram o evento nos últimos 20 anos foram rebaixadas, conforme mostram os registros da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). As exceções foram apenas em 2010, 2011 e 2022: respectivamente, União da Ilha, São Clemente e Imperatriz abriram o desfile.
Escola novata, risco para Lula
A Acadêmicos de Niterói não é uma das escolas mais tradicionais. Fundada em 2018, ela estreou no Grupo Especial no desfile de 2026. Fundada por iniciativa da cúpula do jogo do bicho no Rio de Janeiro, a Liesa organiza e julga os desfiles. Segundo a revista Veja, a escola que fez a homenagem não está entre as mais influentes da liga, outro fator que causa preocupação quanto ao resultado entre aliados de Lula
Samba do Rio de Janeiro (Liesa). As exceções foram apenas em 2010, 2011 e 2022: respectivamente, União da Ilha, São Clemente e Imperatriz abriram o desfile. Escola novata, risco para Lula A Acadêmicos de Niterói não é uma das escolas mais tradicionais. Fundada em 2018, ela estreou no Grupo Especial no desfile de 2026. Fundada por iniciativa da cúpula do jogo do bicho no Rio de Janeiro, a Liesa organiza e julga os desfiles.
Segundo a revista Veja, a escola que fez a homenagem não está entre as mais influentes da liga, outro fator que causa preocupação quanto ao resultado entre aliados de Lula