O Globo
Para empresa sueca de streaming de música, seu maior concorrente no mercado brasileiro é a pirataria
Após um período de testes, foi lançado no Brasil nesta quarta-feira o Spotify, serviço de streaming de músicas. Com um catálogo de 30 milhões de músicas e 1,5 bilhão de playlists, a empresa sueca aponta como seu principal concorrente no Brasil a pirataria. Em evento de lançamento em São Paulo, Gustavo Diament, diretor da empresa para a América Latina, afirmou que o mercado de streaming no país ainda é pouco desenvolvido e o desafio é aumenta-lo como um todo.
— Nosso maior concorrente é a pirataria. O trabalho é aumentar o mercado como um todo. A expectativa é que aconteça, como na Suécia, uma redução na ordem de 30% na pirataria.
Pretendemos ser lider no mercado e não temos dúvida de que o Brasil se tornará um dos nossos mercados mais importantes — disse o executivo, apostando ainda que no Brasil a forma mais comum de utilização do serviço seja por meio de smartphones.
O serviço será oferecido em duas modalidades: a gratuita, com anúncios e sem a possibilidade de downloads de música, e a paga, ao custo de uma mensalidade de US$ 5,99 paga por meio de cartão de crédito internacional. Segundo Diament, em breve o serviço passará a custar R$ 14,90 e poderá também ser pago com cartões de crédito nacionais.
Há quase seis anos no mercado, o Spotify tem 40 milhões de usuários ativos, dos quais 10 milhões são assinantes pagos. É hoje a segunda maior fonte de receita da indústria da música e está presente em 57 países, 17 deles na América Latina. São adicionadas a cada dia 20 mil novas músicas. Desde o lançamento, o Spotify pagou de direitos autorais US$ 1 bilhão. Só no ano passado, foi pago metade deste valor à indústria fonográfica.