sexta-feira, 16 de junho de 2017

'Times' não banca 'Post' quanto a abertura de inquérito sobre Trump

Nelson de Sá - Folha de São Paulo


"Washington Post" noticiou que o conselheiro jurídico especial Robert S. Mueller está ouvindo testemunhas da comunidade de inteligência sobre eventual obstrução de justiça pelo presidente americano, Donald Trump, que poderia levar a impeachment ou renúncia.
"New York Times" também, mas evita dizer, como o "WP", que é inquérito:
— Reunir informações sobre a possibilidade de crime não significa que os promotores estão construindo um caso contra o presidente.
*
EUA VS. ALEMANHA
Nas manchetes de jornais alemães como "Süddeutsche" e "Frankfurter Allgemeine" e do "Financial Times", a Alemanha reagiu às sanções votadas pelo Senado dos Estados Unidos contra a Rússia, que afetam um gasoduto em construção entre os dois países europeus —e afetam "as empresas alemãs".
Berlim questiona se o motivo da decisão seria mesmo interferência russa na eleição americana.

EUA & CHINA
"FT" também noticia que a China aceitou comprar soja transgênica dos EUA. Em 2016, o país asiático importou 80 milhões de toneladas de soja, "a maior parte do Brasil".

EM SEGREDO
Reuters informa que a associação dos bancos suíços pressiona seu governo a adiar o fim das contas secretas oriundas de países "onde a corrupção é alta, como o Brasil".
A justificativa é que a exposição dos dados colocaria em risco "a segurança das famílias dos nossos clientes". Críticos dizem que o adiamento abriria "um oceano de fraude".
O fim do segredo foi previsto por acordo pós-crise de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário