Modelo implementado pelo prefeito de São Paulo, João Doria, com foco nas parcerias público-privadas, é aprovado pela população e pode inspirar outras capitais
IstoE
Em menos de dois meses, o prefeito de São Paulo, João Doria Jr. (PSDB), está imprimindo na maior cidade do País um modelo de gestão que começa a dar resultados e pode ser replicado em outras cidades brasileiras. O empresário tem celebrado parcerias com a iniciativa privada cujos resultados para população paulistana já são nítidos. Caso do programa Corujão da Saúde, que pretende zerar a fila de espera para a realização de exames na cidade e já diminuiu em 60% a fila de pacientes nos hospitais, graças a convênios com instituições particulares. Doria também conseguiu doações de laboratórios para suprir o déficit de medicamentos e recebeu doações de veículos, banheiros públicos e serviços de limpeza. Convocadas pelo empresário, cada vez mais empresas estão interessadas em associar seu nome à nova gestão, oferecendo materiais e serviços. Elas têm sido chamadas de apoiadoras, para ajudar no processo de implementação de ações da Prefeitura de São Paulo.
O prefeito admite que liga pessoalmente para as empresas, com a intenção de despertar o espírito de concorrência. E está finalizando um site para reunir informações, dentro do Portal da Transparência da cidade, para divulgar na íntegra as doações e os termos e valores estimados. Um dos auxílios mais festejados foi o recebimento de medicamentos de laboratórios farmacêuticos, para um programa chamado Remédio Rápido, que distribuirá remédios em mais de 3 mil farmácias. Doze laboratórios farmacêuticos vão doar 380 milhões de comprimidos de 165 tipos de medicamentos, avaliados em R$ 120 milhões. A maioria dos remédios são para doenças de uso contínuo, como diabetes e hipertensão. Mas não só os laboratórios estão participando desse mutirão. A rede de farmácias popular Ultrafarma doou R$ 600 mil à prefeitura.
Aprovação popular
Doria também conseguiu veículos gratuitamente, das empresas Fiat, Yamaha, Honda e Mitsubishi, num total de R$ 1,l milhão, que devem ser usados na segurança do trânsito das marginais Tietê e Pinheiros. A Philips também doou 114 projetores para a ponte Octavio Frias de Oliveira, justificando que a ação reforça a responsabilidade social da empresa. E a Unilever oferecerá itens de higiene a moradores de rua e administrará os banheiros do Parque do Ibirapuera. Esses são apenas alguns exemplos. Há muitas parcerias sendo costuradas pessoalmente pelo gestor paulistano.
Doria também conseguiu veículos gratuitamente, das empresas Fiat, Yamaha, Honda e Mitsubishi, num total de R$ 1,l milhão, que devem ser usados na segurança do trânsito das marginais Tietê e Pinheiros. A Philips também doou 114 projetores para a ponte Octavio Frias de Oliveira, justificando que a ação reforça a responsabilidade social da empresa. E a Unilever oferecerá itens de higiene a moradores de rua e administrará os banheiros do Parque do Ibirapuera. Esses são apenas alguns exemplos. Há muitas parcerias sendo costuradas pessoalmente pelo gestor paulistano.
Além disso, está em andamento o projeto de desestatização. São 55 lotes do plano de parceria com a iniciativa privada. A expectativa é colocar todos os programas em prática ainda neste ano, com reflexos na capital em 2018 e 2019. Mas os recursos obtidos não serão depositados no caixa comum da prefeitura, para não haver risco de serem usados no custeio da máquina – como salários ou manutenção de equipamentos. A intenção é alocá-los num fundo de investimentos criado para viabilizar projetos nas cinco áreas consideradas estratégicas por essa gestão: saúde, educação, mobilidade urbana, moradia e segurança. Entre os principais locais que estão no programa, estão os grandes parques, como Ibirapuera, Aclimação, Alfredo Volpi e do Carmo. A ideia é que para cada um deles sejam separados lotes com mais cinco parques de periferia que serão concedidos às empresas vencedoras. O Bilhete Único é outro que entrará nas PPP’s de João Doria. Recentemente, ele anunciou que a gestão financeira será repassada às iniciativas privadas, que poderão dar outras funções a cartões como o vale-refeição. “Essa privatização vai oferecer um serviço mais eficiente para a população, evitando as fraudes e gerando uma economia de mais de R$ 400 milhões por ano aos cofres públicos”, disse o prefeito. A manutenção das faixas de ônibus e ciclovias dos 29 terminais urbanos da cidade também serão cedidas em troca de publicidade.
Como parte desse plano de parcerias, o prefeito esteve em Doha, no Catar, na semana passada. Ele pediu um investimento de R$ 20 milhões à companhia área Qatar Airways na recuperação e manutenção de 19 pontes das marginais do Pinheiros e do Tietê. Também esteve com o fundo de investimentos local QIA, que disse ter interesse no autódromo de Interlagos e no Anhembi. Doria pretende arrecadar R$ 7 bilhões com a venda desses dois lotes. Tais iniciativas parecem surtir efeito entre a população paulistana. Segundo pesquisa Datafolha, 77% da população aprovam esse início de gestão.
Nas mãos da iniciativa privada
O prefeito João Doria quer que o dinheiro arrecadado com o plano de desestatização seja utilizado em novas obras. Confira as principais privatizações para este ano:
O prefeito João Doria quer que o dinheiro arrecadado com o plano de desestatização seja utilizado em novas obras. Confira as principais privatizações para este ano:
Pontes das marginais
O prefeito pediu à companhia aérea Qatar Airways um aporte de R$ 20 milhões para a reabilitação física, de iluminação e do paisagismo
O prefeito pediu à companhia aérea Qatar Airways um aporte de R$ 20 milhões para a reabilitação física, de iluminação e do paisagismo
Anhembi
Os espaços de exposição, convenções e sambódromo serão vendidos separadamente
Os espaços de exposição, convenções e sambódromo serão vendidos separadamente
Parques
Estão inclusos o do Ibirapuera, Aclimação, Alfredo Volpi e do Carmo. Para cada um deles serão separados lotes com mais cinco parques da periferia
Estão inclusos o do Ibirapuera, Aclimação, Alfredo Volpi e do Carmo. Para cada um deles serão separados lotes com mais cinco parques da periferia
Autódromo de Interlagos
Apesar de já ser gerido pela iniciativa privada, o prefeito quer copiar a experiência do autódromo de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes
Apesar de já ser gerido pela iniciativa privada, o prefeito quer copiar a experiência do autódromo de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes
Estádio do Pacaembu
Doria está negociando a concessão de 15 anos da renda com investidores árabes
Doria está negociando a concessão de 15 anos da renda com investidores árabes
Terminais de ônibus
Entre os 29 pontos estão o da Barra Funda, Bandeira e Itaquera. O prefeito exige ar-condicionado, creche e comércio às vencedoras
Entre os 29 pontos estão o da Barra Funda, Bandeira e Itaquera. O prefeito exige ar-condicionado, creche e comércio às vencedoras
Planetários
Após algumas reuniões, Doria também que conceder os dois locais de São Paulo
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Edifícios
A prefeitura quer fazer uma parceria público-privada para a reforma de prédios no centro da cidade que serão utilizados como habitação popular
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Bilhete Único
A gestão financeira será repassada à iniciativa privada e a empresa poderá dar outras funções ao cartão, como vale-refeição, débito e crédito
A gestão financeira será repassada à iniciativa privada e a empresa poderá dar outras funções ao cartão, como vale-refeição, débito e crédito
Ciclovias e faixas de ônibus
A prefeitura quer ceder a manutenção dos locais em troca de publicidade
A prefeitura quer ceder a manutenção dos locais em troca de publicidade
“Esta é uma forma inovadora de envolver a iniciativa privada nas melhorias da cidade sem custos para os cofres públicos.”
João Doria, prefeito de São Paulo
João Doria, prefeito de São Paulo