terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Horário digital gratuito: campanha de prefeitos não para


O prefeito de São Paulo João Doria - Edilson Dantas / Agência O Globo / 4-1-2017

Thiago Dantas - O Globo


Levantamento mostra que Doria tem 16 vezes mais interações que Crivella e Kalil


Novatos em cargos executivos, os prefeitos de Rio, São Paulo e Belo Horizonte têm recorrido ao Facebook para mostrar suas ações de início de mandato e tentar manter a popularidade obtida nas eleições de outubro. Com o maior número de seguidores do trio, pouco mais de dois milhões de pessoas, o carioca Marcelo Crivella (PRB) tem também os fãs mais fiéis e é líder nas citações positivas. Já quem visita a página do paulistano João Doria (PSDB) é mais ativo. Os posts do tucano têm 16 vezes mais curtidas, comentários e compartilhamentos do que os de Crivella e do mineiro Alexandre Kalil (PHS) somados.

A pedido do GLOBO, a Sprinklr, empresa internacional especializada em monitoramento digital, comparou o desempenho dos três prefeitos no Facebook em dois momentos diferentes. Primeiro, para medir os números de fãs e a interação com os políticos, foram compilados dados do início do ano até a última sexta-feira. Doria aparece com 108 mil seguidores a menos que Crivella, mas vem ganhando uma média de 28,3 mil fãs a cada dia, enquanto o prefeito carioca adiciona dois mil seguidores a cada 24 horas. Kalil recebe seis. Os seguidores do prefeito de São Paulo registraram 13 milhões de atividades desde o início do ano — o número é resultado de comentários, compartilhamentos e curtidas.

A página de Crivella teve 748 mil interações, enquanto a de Kalil somou 61 mil no mesmo intervalo de tempo. O resultado de Doria não veio à toa. Ao assumir a prefeitura de São Paulo, em 1º de janeiro, ele decidiu investir na sua participação no Facebook. Contratou, com verba pessoal, uma equipe para acompanhar seu dia a dia e postar na internet fotos, vídeos e textos sobre sua rotina, incluindo até compromissos pessoais. Se, durante a campanha, os posts do prefeito paulistano conseguiam até 200 interações, agora chegam às centenas de milhares. Há duas semanas, 107 mil pessoas curtiram um vídeo em que, vestido de gari, Doria participa de uma ação de limpeza de rua após a passagem de um bloco de carnaval.

Em um segundo momento, de 20 a 24 de fevereiro, a Sprinklr avaliou a qualidade das interações nas páginas do trio. Crivella levou vantagem nas menções positivas: 68% dos comentários feitos em relação ao prefeito carioca nos dias úteis da semana passada eram positivos, enquanto 18% foram negativos. O prefeito paulista teve 45% de menções positivas, contra 12% de negativas. Já Kalil amargou 66% de citações negativas e 15% positivas. A empresa de monitoramento faz a ressalva de que o humor dos seguidores está diretamente ligado aos fatos políticos ocorridos na semana da pesquisa.

Entre “Deus” e “Parabéns”

Medidas tomadas pelos prefeitos influenciam também nos picos de audiência em seus perfis nas redes sociais. O período de mais atividade na página do prefeito de Belo Horizonte ocorreu entre terça-feira à noite e quarta-feira de manhã quando Kalil fez sua única participação no Facebook na semana estudada. Na postagem, ele dizia que é preciso reativar o Aeroporto da Pampulha, que, atualmente, só recebe aviões pequenos para rotas regionais, o que provocou polêmica na internet e pode ajudar a explicar as menções negativas.

Crivella viveu uma situação oposta, que indica por que recebeu tantos elogios. A maior atividade em sua página foi na quarta-feira após às 23h, quando escreveu que não pretende criar pedágios na cidade. Já a principal atividade na página de Doria foi registrada na segunda-feira de manhã, quando ele postou um vídeo ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB) fiscalizando postos de gasolina.

O levantamento também indica as palavras mais citadas em relação aos prefeitos. “Parabéns” foi a menção mais feita aos de Rio e São Paulo, numa indicação de que, pelo menos entre seus seguidores, estão sendo bem avaliados. O público religioso parece ainda estar ligado a Crivella, colocando “Deus” no top 5 de menções. Doria experimenta um recall de sua campanha de “João Trabalhador” vendo a palavra “trabalho” entre as dez primeiras. Já Kalil teve a semana influenciada pela polêmica no seu Facebook: “aeroporto” e “Pampulha” estão nos três primeiros lugares.