Britânico foi indicado ao Oscar por "O homem elefante" e "O expresso da meia-noite", e trabalhou em Alien e Harry Potter, entre outros sucessos
LOS ANGELES - O ator britânico John Hurt, indicado ao Oscar de melhor ator em "O homem elefante" e de melhor ator coadjuvante por "O expresso da meia-noite" (1978), morreu nesta sexta-feira, aos 77 anos, informou a imprensa inglesa.
Hurt se destacou na interpretação do senhor Garrick Olivaras, em três filmes da série "Harry Potter", mas ao longo de sua carreira de 60 anos ele teve papeis marcantes em grandes produções de sucesso, como "Alien: O oitavo passageiro" (1979), "1984" (1984), "V de vingança" (2005), "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal", e "O espião que sabia demais" (2011).
Um de seus trabalhos mais recentes foi em "Jackie" (2016), que conta a vida da ex-primeira dama americana, Jacqueline Kennedy.
Em 2015, Hurt divulgou que havia sido diagnosticado com câncer no pâncreas.
Além das indicações ao Oscar, ele ganhou o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante por "O expresso da meia-noite" e foi indicado na categoria de melhor ator de drama, por "O homem elefante".
Ele ganhou também o Bafta (o prêmio mais importante do cinema britãnico) de melhor ator por "O Homem Elefante", de melhor ator coadjuvante por "O Expresso da meia-noite", e foi indicado três vezes na categoria de melhor ator coadjuvante por "O Estrangulador de Rillington Place", "Alien, o oitavo passageiro", e "Terra da discórdia".
Hurt foi nomeado Cavaleiro do Império Britânico em 2014 por seus serviços pelas artes dramáticas.