sábado, 7 de janeiro de 2017

FBI: atirador da Flórida viajou 'especificamente para ataque'


Foto que seria de Esteban Santiago foi divulgada em redes sociais - Reprodução


Com O Globo e agências internacionais


MIAMI - O suspeito pelo tiroteio no aeroporto de Fort Lauderdale que matou cinco pessoas "veio aqui especificamente para realizar este ataque terrível", afirmou no sábado o agente especial do FBI em Miami George Piro. "Não identificamos nenhuma motivação que teria levado a este ataque", disse ele. Esteban Santiago, o homem identificado como o atirador, se dirigiu ao setor de retirada de bagagem na tarde de sexta-feira e pegou seu único volume de bagagem despachada antes de executar os disparos contra a multidão. Não havia outras bolsas, apenas uma mala com a pistola dentro.

As autoridades continuam encarando o ataque como um possível ato de terrorismo. Segundo Piro, nenhuma possibilidade foi eliminada ainda na linha de investigação.
"Vamos continuar analisando todas as motivações", afirmou.
Santiago - que segundo relatos passou há poucos meses por uma avaliação psicológica durante uma visita a um escritório do FBI no Alaska - teria retirado a arma da mala e atirado nos outros passageiros. O tiroteio deixou o terminal em estado de caos, com pessoas correndo para se proteger. A correria recomeçou quando se espalharam pelo movimentado Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood boatos de mais tiros e de um possível segundo atirador. Quase 40 outras pessoas ficaram feridas na apressada evacuação logo após o ataque. Algumas sofreram estiramentos e pancadas, outras tiveram ossos quebrados.