Os números da pesquisa Ibope, também divulgada nesta terça, são praticamente iguais aos do Datafolha no primeiro turno. O instituto ouviu 3.010 eleitores entre sexta e ontem — o Datafolha, reitere-se, foi à rua entre ontem e hoje. Se a eleição se desse agora, afirma o Ibope, a petista Dilma Rousseff teria 39% dos votos. Marina Silva, do PSB, viria em segundo, com 25%, e o tucano Aécio Neves, em terceiro, com 19%. No Datafolha, esses números são, respectivamente, 40%, 25% e 20%. Vejam o gráfico publicado pelo Estadão:
Divergência importante entre os dois institutos só mesmo na disputa de segundo turno entre Dilma e Marina. Segundo o Ibope, a petista está numericamente à frente da peessebista: 42% a 38%, mas dentro da margem de erro, que é de dois pontos. Para registro: no Datafolha, a diferença era de quatro pontos há três dias: 47% a 43%; segundo esse instituto, seria agora de 8: 49% a 41. Segue o gráfico do Ibope:
No caso de Dilma disputar a etapa final com Aécio, o Ibope aponta uma diferença de 10 pontos, contra 9 do Datafolha, só que os números são substancialmente diferentes: no primeiro instituto, a petista venceria por 45% a 35%; no segundo, por 50% a 41%.