Karla Mamona - Exame
Mercado repercute os dados das últimas pesquisas eleitorais divulgadas
O Ibovespa abriu a semana em expressiva queda 5%. Entre as maiores baixas do Ibovespa estão a ação ordinária da Petrobras (-10,34%), a ação ordinária do Bradesco (-7,53%), ação preferencial do Itaú Unibanco (-7,24%) e os papéis preferencias Eletrobras (-6,4%). Apenas dois papéis do Ibovespa registravam ganhos, Fibria (ON) e Suzano (PNA).
O mercado repercute os dados das últimas pesquisas eleitorais divulgadas na semana passada.
Segundo o levantamento do Instituto Sensus, publicada pela revista IstoÉ neste fim de semana, a candidata Dilma Rousseff soma 35,1% das intenções de voto, contra 25% de Marina Silva e 20,7% de Aécio Neves.
Na simulação de segundo turno, Dilma (40,5%) aparece tecnicamente empatada com Marina (40,4%). Na disputa com Aécio, a petista venceria por 43,4% a 38,2%. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos.
A pesquisa do Datafolha aponta que pode diminuir a chance de a eleição presidencial ser definida somente no segundo turno. Pelos dados, Dilma Rousseff passou de 37% para 40%, Marina Silva caiu de 30% para 27% e Aécio Neves oscilando positivamente de 17% para 18% no primeiro turno.
A pesquisa Datafolha ouviu 11.474 eleitores em 402 municípios do Brasil. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais e o nível de confiança, de 95%.
Já foi no novo site móvel de EXAME.com? Basta digitar exame.com num iPhone, iPad ou Android.