segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Bolsa desaba com menor chance de 2º turno; Petrobras cai 10%

Karla Mamona - Exame


Mercado repercute os dados das últimas pesquisas eleitorais divulgadas


Ibovespa abriu a semana em expressiva queda 5%. Entre as maiores baixas do Ibovespa estão a ação ordinária da Petrobras (-10,34%), a ação ordinária do Bradesco (-7,53%), ação preferencial do Itaú Unibanco (-7,24%) e os papéis preferencias Eletrobras (-6,4%). Apenas dois papéis do Ibovespa registravam ganhos, Fibria (ON) e Suzano (PNA).

O mercado repercute os dados das últimas pesquisas eleitorais divulgadas na semana passada.
Segundo o levantamento do Instituto Sensus, publicada pela revista IstoÉ neste fim de semana, a candidata Dilma Rousseff soma 35,1% das intenções de voto, contra 25% de Marina Silva e 20,7% de Aécio Neves.
Na simulação de segundo turno, Dilma (40,5%) aparece tecnicamente empatada com Marina (40,4%). Na disputa com Aécio, a petista venceria por 43,4% a 38,2%. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos.
A pesquisa do Datafolha aponta que pode diminuir a chance de a eleição presidencial ser definida somente no segundo turno. Pelos dados, Dilma Rousseff passou de 37% para 40%, Marina Silva caiu de 30% para 27% e Aécio Neves oscilando positivamente de 17% para 18% no primeiro turno.
A pesquisa Datafolha ouviu 11.474 eleitores em 402 municípios do Brasil. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais e o nível de confiança, de 95%.

21 empresas negociadas abaixo do valor patrimonial na Bolsa

MMX, Rossi e Eletrobras lideram a lista; confira

Baratas?
Yasuyoshi/AFP Photo
São Paulo – As empresas mostradas a seguir são negociadas atualmente em patamares abaixo do valor patrimonial na Bovespa. Em linha gerais, isto significa que o mercado está pagando por elas menos do que elas realmente valem, considerando a soma de seu patrimônio. O múltiplo preço/valor patrimonial (P/VPA) é um dos indicadores da análise fundamentalista que auxiliam os investidores na hora de escolher quais papéis comprar na Bolsa, mas nem sempre deve ser usado isoladamente para determinar se um papel está caro ou barato. Ele mostra a relação entre o valor de mercado da empresa e o valor de seu patrimônio. Quanto maior essa relação, mais cara a empresa pode estar na Bolsa. Já quando esta relação está abaixo de 1x pode indicar uma ação barata. Veja o levantamento feito pela Ativa Corretora que mostra quais são as companhias que valem menos que seu valor patrimonial.
Já foi no novo site móvel de EXAME.com? Basta digitar exame.com num iPhone, iPad ou Android.