terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Temer se reúne com ex-ministro Carlos Velloso, cotado para Ministério da Justiça

Maria Lima e Carolina Brígido - O Globo

O ex-ministro do STF e es-presidente do TSE Carlos Velloso - Givaldo Barbosa/ Agência O Globo 05-11-2005


Com o enfraquecimento do nome do deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), o presidente Michel Temer conversou por mais de uma hora na tarde desta terça-feira, no Palácio do Planalto, com o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Velloso, o nome mais cotado agora para o Ministério da Justiça. Mineiro, Velloso se reuniu com Temer logo depois de o presidente se encontrar com o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG).

No encontro, o assunto foram as questões mais urgentes do Ministério da Justiça e o funcionamento da pasta. Temer não chegou a formalizar o convite a Velloso. Mas a sondagem foi explícita. Perguntado pelo GLOBO se aceitaria o convite, Velloso foi reticente. Disse que precisaria checar as ações que assumiu no escritório da advocacia, para ver a possibilidade delegar as causas a outros profissionais. De qualquer forma, o ex-ministro do STF não descartou a possibilidade de assumir o cargo, se o convite for formalizado.

Segundo interlocutores do Planalto, a reunião com Velloso pode apressar a escolha de Temer para a vaga deixada pelo ex-ministro Alexandre Moraes.

— Não há espaço para esperar até a semana que vem para indicar o ministro da Justiça — disse uma fonte ligada a Temer.

Presidente nacional do PMDB e líder do Governo no Congresso, o senador Romero Jucá (RR) disse que o partido não se opõe a uma eventual indicação do ex-ministro por sua ligações com o PSDB. Diz também que não haverá problema em acomodar a bancada do PMDB da Câmara, que pressiona pela indicação do deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG) para a vaga do ministro licenciado Alexandre Moraes.

— Não haverá arestas ( se o presidente Michel Temer nomear Velloso). Nós peemedebistas e tucanos somos irmãos siameses na defesa da recuperação do Brasil. Essa questão da bancada de Minas será contornada. O ministro Velloso é mineiro também — argumentou Jucá.

Mas Jucá alertou, que se fosse ele o presidente, não faria a nomeação do ministro da Justiça antes da sabatina de Moraes no Senado, semana que vem.

— A nomeação já não azeda a sabatina do ministro Alexandre Moraes, mas não é bom. Se fosse eu, esperava. Como sou político, e sei que vai ter gente que vai achar defeito, cria um flanco desnecessário — avaliou Jucá.

Sobre a idade avançada do ex-ministro Carlos Velloso, que tem 81 anos, Jucá brincou:

— É um garoto! Sarney tem 88 e está com apetite de vereador.