Eric Piermont/AFP | |
Sheryl Sandberg, do Facebook (esq.), anuncia incubadora no Station F, de Xavier Niel (dir.) |
DA REUTERS
O Facebook deu um voto de confiança para a indústria de tecnologia da França ao escolher Paris como base para instalação de sua primeira incubadora de empresas iniciantes de tecnologia.
A companhia disse que vai abrir a incubadora no ambicioso projeto do bilionário francês Xavier Niel, que deve iniciar operações em abril e é considerado o maior campus de start-ups do mundo.
"Paris sempre foi uma cidade de novas ideias onde as pessoas se juntam para fazer coisas novas", disse a vice-presidente de operações do Facebook, Sheryl Sandberg.
O espaço, que fica às margens do Sena, deve abrigar mil start-ups, bem como laboratórios de impressão 3D e restaurantes 24 horas.
Niel, que fundou o grupo de telecomunicações Iliad, investiu? 250 milhões no projeto do campus –chamado de Station F e que ficará numa antiga estação ferroviária.
O projeto do Facebook no campus é chamado de Start-Up Garage e vai prover espaço para até 15 empresas iniciantes. Estas start-ups receberão apoio de especialistas do Facebook durante seis meses.
Esse é o primeiro espaço físico em que o Facebook atuará como acelerador de negócios, num projeto similar ao que o Google tem em cidades como São Paulo e Madri.
A decisão do Facebook ocorre num contexto em que cidades europeias tentam tirar proveito das incertezas sobre a saída do Reino Unido da União Europeia –o "brexit".
Vários países têm buscado atrair empresas sediadas em Londres que estão preocupadas com as consequências financeiras de o Reino Unido não mais integrar o bloco.