quarta-feira, 29 de agosto de 2018

TSE pode decidir na sexta-feira se Lula, ladrão mais reluzente da Lava Jato, estará no horário eleitoral



O ex-presidente Lula participa de evento com artistas no Rio de Janeiro - Guito Moreto/Agência O Globo/16-01-2018


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai realizar uma sessão extraordinária na sexta-feira. Segundo integrantes da Corte, deverá ser votado um pedido de liminar para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT ao Palácio do Planalto, seja impedido de participar do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV.

Os programas de candidatos a presidente começam a ser transmitidos no sábado, mas desde a manhã de sexta-feira já serão exibidas inserções de 30 segundos durante a programação normal. Geralmente, a Corte se reúne nas terças e quintas-feiras. A convocação de sessões extraordinárias são raras.

O julgamento de sexta-feira ainda pode abordar o registro da candidatura da Lula, que foi contestada e está sob análise do tribunal. A pauta, no entanto, não está sacramentada. A Lei da Ficha Limpa proíbe candidtauras de condenados em segunda instância, que é o caso do ex-presidente.

Nesta quarta-feira, o Novo reiteirou ao TSE um pedido, apresentado há duas semanas, para que Lula seja seja proibido de participar do horário eleitoral, destacando que o horário eleitoral vai começar na sexta.


Carolina Brígido, O Globo