sexta-feira, 25 de maio de 2018

Greve dos caminhoneiros chega ao 5º dia; Forças Armadas vão desbloquear estradas

O Estado de São Paulo


- EXÉRCITO: Diante da proporção que está tomando o movimento, o governo autorizou o uso das Forças Armadas para a desobstrução das estradas

- ESTADO DE EMERGÊNCIA: O prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), decretou estado de emergência na manhã desta sexta-feira


- LOCAUTE: A Polícia Federal irá investigar se a greve está sendo comandada por patrões, e não pelos próprios caminhoneiros

BALANÇO: 25 Estados têm paralisações; número de interdições pelo País passa de 513, segundo Polícia Rodoviária Federal (PRF)

- TRANSPORTE: 40% da frota de ônibus não circulou na manhã desta sexta-feira, 25, em São Paulo, segundo prefeitura

- COMBUSTÍVEL: 100% dos postos da capital paulista estão sem gasolina e etanol, de acordo com sindicato da categoria (Sincopetro)

- SERVIÇOS: Coleta de lixo está suspensa na cidade de São Paulo; veja outros serviços afetados

 ***

Após sete horas de reunião entre governo e representantes dos caminhoneiros, o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) anunciou na noite de quinta-feira que houve acordo pela suspensão da greve por 15 dias.

Nove das 11 entidades presentes aceitaram a proposta do Executivo, que prevê prazo de 30 dias para reajustes no preço do diesel. Esta era uma das principais demandas dos caminhoneiros, que queriam mais previsibilidade nos reajustes.

Mesmo assim, protestos seguem em 25 Estados do País. Problemas de desabastecimento de combustíveis prosseguem, o acesso ao porto de Santos continua bloqueado e a capital paulista não tem rodízio e nem coleta de lixo.

Nesta manhã, os condutores de de vans escolares se juntaram aos caminhoneiros e também protestam em São Paulo. Segundo a CET, a manifestação se concentra em cinco pontos da cidade, três deles na zona sul e dois na zona norte. A Polícia Militar segue os comboios que seguem para a região central da capital.

Foto: AFP

 

ACOMPANHE AO VIVO

 2 ATUALIZAÇÕES
  • 12h55
    25/05/2018
    NOTA DA UNICAMP

    Em razão do problema relacionado à  limitada distribuição de combustíveis que afeta diretamente nossa comunidade de alunos, funcionários, professores e fornecedores, a administração da Universidade informa que, no dia 25/05/2018, existe a possibilidade de que algumas das linhas de ônibus das empresas de transporte fretado funcionem apenas parcialmente nesta data.

    Assim, dado a possibilidade de que alguns alunos e/ou servidores não consigam chegar ao campus,  orientamos aos professores que em suas aulas não sejam aplicadas atividades de avaliação.

    Solicitamos que cada docente avalie a quantidade de alunos em suas respectivas aulas, e com o público presente desenvolvam atividades que não envolvam novos assuntos.

    Estaremos atentos ao desenrolar dos acontecimentos esperando que a situação retorne á  normalidade.

    Qualquer mudança no cenário atual enviaremos novas informações.

    Agradecemos a compreensão e colaboração de toda comunidade e permanecemos á  disposição de todos para esclarecimentos.
  • 12h52
    25/05/2018