terça-feira, 29 de maio de 2018

Golden State enfrenta Cleveland LeBron James na final da NBA pelo quarto ano seguido

Folha de São Paulo



O Golden State Warriors se classificou para a final da NBA nesta segunda-feira (28) ao vencer o Houston Rockets por 101 a 92, no Texas, no jogo decisivo da conferência oeste. O time californiano disputará pela quarta vez consecutiva o título da liga contra o Cleveland Cavaliers, de LeBron James.
Kevin Durant (à esq.), do Golden State Warriors, marca Clint Capela, do Houston Rockets, no jogo decisivo da conferência oeste
Kevin Durant (à esq.), do Golden State Warriors, marca Clint Capela, 
do Houston Rockets, no jogo decisivo da conferência oeste
David J. Phillip/Associated Press
A final será disputada em melhor de sete jogos, com o primeiro na próxima quinta-feira (31), em Oakland, casa do Golden State Warriors. O Cleveland garantiu sua vaga na decisão ao vencer o jogo 7 da conferência leste contra o Boston Celtics no domingo (27).
O Golden State tentará o hexacampeonato da NBA, marca que igualaria a terceira da história da liga, atualmente do Chicago Bulls. O Boston Celtics (17) e o Los Angeles Lakers (16, cinco deles quando a franquia ainda era baseada em Minneapolis) são os maiores vencedores.
[ x ]
A rivalidade entre Golden State e Cleveland começou em 2015, primeiro ano do retorno de LeBron James a Ohio, após passagem pelo Miami Heat. O Warriors venceu por 4 a 2. Na temporada seguinte, o Cavaliers deu o troco. Já em 2017 a equipe da Califórnia venceu com facilidade, por 4 a 1.
Assim como no jogo 6, o Houston liderou praticamente todo o primeiro tempo da partida, indo ao intervalo com 11 pontos de vantagem. No entanto, o Golden State virou e dominou a partir do terceiro quarto, vencido pelo time californiano por 33 a 15. 
O Houston Rockets chegou a liderar a final da conferência oeste por 3 a 2, mas perdeu os últimos dois jogos. O time texano teve o desfalque do armador Chris Paul, que lesionou a coxa direita no final do jogo 5. Por outro lado, o Golden State também teve e ausência importante de Andre Iguodala nas últimas quatro partidas, por dores no joelho direito.