Folha de São Paulo
O Golden State Warriors se classificou para a final da NBA nesta segunda-feira (28) ao vencer o Houston Rockets por 101 a 92, no Texas, no jogo decisivo da conferência oeste. O time californiano disputará pela quarta vez consecutiva o título da liga contra o Cleveland Cavaliers, de LeBron James.
A final será disputada em melhor de sete jogos, com o primeiro na próxima quinta-feira (31), em Oakland, casa do Golden State Warriors. O Cleveland garantiu sua vaga na decisão ao vencer o jogo 7 da conferência leste contra o Boston Celtics no domingo (27).
O Golden State tentará o hexacampeonato da NBA, marca que igualaria a terceira da história da liga, atualmente do Chicago Bulls. O Boston Celtics (17) e o Los Angeles Lakers (16, cinco deles quando a franquia ainda era baseada em Minneapolis) são os maiores vencedores.
[ x ]
A rivalidade entre Golden State e Cleveland começou em 2015, primeiro ano do retorno de LeBron James a Ohio, após passagem pelo Miami Heat. O Warriors venceu por 4 a 2. Na temporada seguinte, o Cavaliers deu o troco. Já em 2017 a equipe da Califórnia venceu com facilidade, por 4 a 1.
Assim como no jogo 6, o Houston liderou praticamente todo o primeiro tempo da partida, indo ao intervalo com 11 pontos de vantagem. No entanto, o Golden State virou e dominou a partir do terceiro quarto, vencido pelo time californiano por 33 a 15.
O Houston Rockets chegou a liderar a final da conferência oeste por 3 a 2, mas perdeu os últimos dois jogos. O time texano teve o desfalque do armador Chris Paul, que lesionou a coxa direita no final do jogo 5. Por outro lado, o Golden State também teve e ausência importante de Andre Iguodala nas últimas quatro partidas, por dores no joelho direito.