quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Acaba a eleição, taxa de juros sobe. Coincidência? Não!

Com Blog Rodrigo Constantino - Veja




Selic. Fonte: GLOBO
O Comitê de Política Monetária (Copom) surpreendeu o mercado ontem e subiu a taxa básica de juros, a Selic, para 11,25% ao ano. Era unânime quase a expectativa pela manutenção da taxa, pois esta era a sinalização do Banco Central em suas atas anteriores. Não havia indícios de que o BC subiria já agora a taxa de juros, mesmo com a inflação acima do topo da meta. Afinal, ele sempre se mostrou satisfeito com uma inflação nesse patamar de 6,5%. O que mudou?
A eleição, ora! Na verdade, ela já acabou, e foi isso que mudou. Durante a campanha de Dilma, alta de juros era coisa de banqueiro insensível que não ligava para os pobres. Depois, é coisa de quem tem autonomia para combater a inflação, imposto perverso sobre os pobres. Ou seja, fica comprovado aquilo que todos já sabiam, até aquela velhinha em coma: esse é um BC sem autonomia alguma, completamente subserviente ao Planalto, tomando decisões de acordo com os interesses partidários do PT, e não com base em avaliações técnicas da economia.
Antes de terminar a eleição, colocar um banqueiro para cuidar da economia era também coisa de “neoliberal” que não liga para os mais pobres, até porque ia fazer desaparecer sua comida da mesa. Mas depois, circulam pelo mercado rumores de que ninguém menos do que Luiz Trabuco, o presidente do Bradesco, poderia ser o indicado para substituir Guido Mantega na pasta da Fazenda. O ex-presidente Lula seria o grande defensor dessa alternativa. Um banqueiro!
Entenderam como funciona o PT? Não tem compromisso algum com a verdade, com os fatos, com um debate sério de ideias. Diz uma coisa e, três dias depois, quando já acabou a eleição, faz outra diametralmente oposta. É estelionato eleitoral. Você, eleitor do PT, foi enganado. É coisa de partido sem um pingo de dignidade. E ainda tem inocente útil que acredita em suas falácias e mentiras, que acha realmente que o PT olha para os mais pobres.
Subir taxa de juros é ou não é, afinal, algo contra os mais pobres? O PT precisa responder isso de forma definitiva, e seus eleitores tapados precisam gravar a ferro e fogo a mensagem em seu corpo se preciso, para não esquecer a verdade daqui a quatro anos. Pois sabemos que em época de eleição o PT novamente usará o mesmo discurso, como se nada tivesse acontecido.
É um partido que faz muito mal ao nosso pais, à democracia, ao debate de quem realmente quer o melhor para o país, e não apenas o poder pelo poder. O PT usa a mentira como método sistemático. Empobrece nossa democracia.
PS: Sugiro que investiguem alguns bancos de investimento, pois a decisão, quando inesperada assim, costuma permitir ganhos extraordinário para alguns, especialmente àqueles que financiaram pesado a campanha do partido durante a eleição. E sabemos que alguns banqueiros deram milhões para o partido que vai proteger os pobres dos… banqueiros!