sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Veículos do PAC de Dilma ´trambique` usados em construção de açude em propriedade particular de Pernambuco

Letícia Lins - O Globo

Caminhão e retroescavadeira foram encontradas em fazenda de servidor da prefeitura de Salgueiro

Doados em cerimônia com a presença da presidente Dilma Rousseff, uma retroescavadeira e um caminhão que deveriam ser utilizados só em obras públicas ou do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram encontradas pela Polícia Federal em propriedade particular, no município de Salgueiro, a 518 quilômetros do Recife. A fazenda pertence a um servidor da prefeitura da cidade sertaneja. Os dois veículos só poderiam ser usados em obras do PAC, segundo o termo de doação. Dois operadores foram detidos e os veículos, apreendidos.

A Polícia Federal já abriu inquérito para apurar a irregularidade, e os responsáveis serão intimados a depor. Eles podem responder por uso indevido de bens públicos e improbidade administrativa. As penas previstas variam de cinco a doze anos de prisão.

Os veículos estavam sendo utilizados na construção de açude na fazenda Uri, que pertence ao diretor de trânsito da prefeitura, Joan Bocão. A utilização dos veículos na construção do açude teria sido autorizada pelo prefeito de Salgueiro, Marconi Libório (PSB).

— Recebemos denúncias de realização de benfeitorias em uma propriedade privada, de um servidor graduado da prefeitura. Constatamos que a acusação era verdadeira, pois as máquinas estavam sendo usadas para fins particulares. Dois operadores foram detidos e ouvidos em inquérito. Eles confirmaram que, não só o diretor de trânsito tinha liberado as máquinas, como o próprio prefeito. As duas autoridades serão chamados a depor — disse o assessor.

A prefeitura de Salgueiro distribuiu uma nota, na qual confirma que o terreno onde as máquinas foram encontradas pertencem “a um servidor do município” e que há mais de um ano havia solicitado ações do PAC para a propriedade por “não existir outra fonte de água” na localidade. Segundo o texto, a prefeitura irá colaborar com as investigações da PF.

Autor da denúncia, o vereador Auremar de Carvalho (PV) afirmou que a barragem que vinha sendo construída com a utilização dos veículos serviria apenas à propriedade:

— As máquinas iam beneficiar exclusivamente a fazenda do diretor.

Em novembro do ano passado, foi detectado outro caso em Serrita, localizado a 544 quilômetros da capital. Máquinas do PAC foram usadas na fazenda Minador, de propriedade da família do prefeito Carlos Eurico Ferreira Cecílio (PMDB), empresário na região.