sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Mas Dilma não ia enfrentar o capital financeiro e reduzir os juros?

Com Blog Rodrigo Constantino - Veja


Tenho uma dúvida e gostaria da ajuda dos eleitores do PT: Dilma não era aquela que iria enfrentar o capital financeiro e reduzir a taxa de juros? Não foi ela que apareceu na televisão anunciando queda dos juros pela coragem de enfrentar os banqueiros “malvados”? Ou estou enganado?
Pois bem: o eleitor de Dilma deve estar muito satisfeito com sua escolha. Três dias depois do resultado com sua vitória, seu governo já anunciou um aumento na taxa básica de juros, para 11,25% ao ano. Mas não é só isso. Vejam como anda o juro do cheque especial:
O juro médio cobrado no cheque especial ao consumidor chegou a 183,2% ao ano em setembro. Isso significa uma elevação de 10 pontos porcentuais ante agosto, quando ficou em 172,8%.
O cheque especial é a modalidade mais cara disponível para empréstimo. Muitas vezes o consumidor não percebe que está pagando os altos juros, pois o banco aciona o limite pré-aprovado de cheque especial automaticamente quando a conta fica no vermelho. 
O juro médio do cheque especial em setembro foi o maior já registrado desde abril de 1999, quando marcava 193,6% ao ano. Naquela época, a taxa Selic, que é usada como referência para a definição dos demais juros ofertados no mercado, estava em 34% ao ano. Maior que a Selic do mês passado, de 11% ao ano.

Fonte: Estadão
Fonte: Estadão
Será que o eleitor de Dilma que chega ao final do mês no vermelho, até porque o preço de tudo sobe sem parar, está satisfeito com sua gestão? A maior taxa de cheque especial desde 1999! Atentai, meus caros: lá se vão 15 anos, e Dilma conseguiu fazer a taxa de juros que pagamos quando estouramos o limite no banco alcançar o maior patamar desde então. Como diria Dilma: estou estarrecido!
Pergunto, portanto, com todo o carinho, respeito e tolerância do mundo: como não chamar o típico eleitor de Dilma, aquele que acreditou nas mentiras de sua campanha, de um completo alienado? Essa é a melhor hipótese, pois a alternativa é acusá-lo de desonestidade…