sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

BNDES divulga os 50 maiores tomadores de recursos. Petrobras, Embraer e Norte Energia lideram lista


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou na manhã desta sexta-feira 18 a relação das cinquenta empresas e entes públicos que mais tomaram recursos emprestados da instituição de fomento.
A medida, adotada pelo presidente do banco, Joaquim Levy, faz parte do que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) tem chamado de “abrir a caixa-preta” do BNDES, em referência a suspeitas de corrupção e uso político do banco ao longo dos últimos governos.
O banco, como informou o Radar, chegou a fortalecer seu sistema em virtude da expectativa de um alto número de acesso. Outras informações disponibilizadas na área de “Transparência” do site da instituição são a relação completa de todos os contratos firmados com relação à obras no exterior e a relação de empresas das quais o BNDES é sócio.
Os negócios estrangeiros são um dos principais tópicos de crítica de Bolsonaro a respeito da atuação do banco. Entre as obras citadas estão, por exemplo, o controverso Porto de Mariel, em construção em Cuba. O presidente divulgou em sua conta no Twitter o link para essa área específica da divulgação desta sexta, dizendo que seu governo “ainda vai mais a fundo” no tema.

A campeã da lista dos principais credores do BNDES, criado para emprestar dinheiro a juros baixos para obras e projetos estratégicos para o desenvolvimento do Brasil, é a Petrobras, com 62,4 bilhões de reais, seguida pela Embraer (49,3 bi), Norte Energia (25,3 bi) e a Vale (24,8 bi).
Em quinto lugar, aparece a primeira companhia mais sensivelmente envolvida em investigações por corrupção, a Odebrecht, para quem o banco financiou mais de 18 bilhões de reais. Outra empresa do grupo de Marcelo Odebrecht, a Braskem, aparece na 21ª colocação, com 7,3 bilhões de reais. A JBS, cujos sócios relataram ter corrompido agentes públicos em troca de financiamentos, aparece uma posição acima, em 20ª, com 7,6 bilhões.
 As 21 maiores empresas clientes do BNDES
As 21 maiores empresas clientes do BNDES (BNDES/Divulgação)

Confira as relações completas no site do BNDES


Guilherme Venaglia, Veja