Ao visitar um país estrangeiro, é sempre bom que o turista conheça pelo menos um pouco dos costumes do lugar. Livros e filmes podem ajudar. Com base nisso, o aplicativo de aprendizagem Babbel (babbel.com) pediu a embaixadores em Washington que dessem dicas de obras icônicas da cultura de suas nações.
O resultado ficou interessante. Veja a lista e aproveite as sugestões, antes da sua próxima viagem:
"Tschick" é sobre dois meninos de 14 anos, ambos marginalizados, que "pegam emprestado" um carro, faz em uma viagem pela estrada e desenvolvem uma amizade incomum. Já "Adeus, Lênin!" trata da queda do muro de Berlim. É fiel aos fatos e engraçado, de uma maneira bem alemã.
COLÔMBIA
Livro: "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez.
Filme: "Colombia magia salvaje" (2015), dirigido por Mike Slee
O livro é um clássico do maior escritor colombiano, ganhador do Nobel de literatura de 1982. A obra, considerada uma das mais importantes da literatura latino-americana, narra a história da família Buendía, cujo patriarca fundou a mítica cidade de Macondo. O filme é um documentário sobre a vida selvagem no país, rico em biodiversidade.
DINAMARCA
Livro: "Smilla’s Sense of Snow", de Peter Høeg
Filme: "A Royal Affair" (2012), dirigido por Nikolaj Arcel
O livro é uma ficção de mistério que se passa na capital Copenhague e trata de questões da cultura dinamarquesa, como as relacionadas com linguagem e identidade.
O filme, por sua vez, baseia-se numa história real: a jovem rainha Caroline Mathilde, casada com um rei insano, Christian VII, da Dinamarca, se envolve num caso de paixão secreta pelo médico do rei. Juntos, iniciam uma revolução que muda o país.
GRÉCIA
Livro: "Freedom and Death", de Nikos Kazantzakis
Filme: "Zorba o grego" (1964), dirigido por Mihalis Kakogiannis
"Freedom and Death" é sobre a rebelião dos cretenses contra o Império Otomano em 1889.
E o filme aborda a história de uma amizade improvável entre dois homens que se conhecem por acaso num porto e travam forte ligação de confiança.
HOLANDA
Livro: "The Embarrassment of Riches", de Simon Schama
Filme: "O Ataque" ("De Aanslag", de 1986), dirigido por Fons Rademakers
"The Embarrassment of Riches" ("O Embaraço das Riquezas", em tradução livre) é um relato sobre a Holanda do século XVII e de como certas coisas jamais mudam, mesmo hoje em dia.
"De Aanslag" é um filme vencedor do Oscar sobre as cicatrizes deixadas pela Segunda Guerra Mundial na população holandesa.
ISLÂNDIA
Livro: "Independent People", de Halldór Laxness
Filme: "Sigur Rós: Heima" (2007), dirigido por Dean DeBlois
"Independent People" é a história de um fazendeiro e sua luta pela independência.
"Sigur Rós: Heima" é um documentário musical sobre o retorno da banda de rock islandesa Sigur Rós ao país no verão de 2006, para uma série de shows gratuitos e de surpresa para os fãs.
MALTA
Livro: "In the Name of the Father (And of the Son)", de Immanuel Mifsud
Filme: "Limestone Cowboy" (2017), dirigido por Abigail Mallia
O livro ganhou o Prêmio da União Européia da Literatura de 2011. Conta a história de um homem que é levado a reexaminar o relacionamento com o pai a partir de um diário que encontra com os relatos dele dos tempos de soldado na Segunda Guerra Mundial.
Já "Limestone Cowboy" é a história de uma família maltesa que lida com um pai delirante que está convencido de que pode virar o próximo primeiro-ministro do país.