terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

‘Cidadãos têm de participar da política’, diz Carmen Lúcia

A presidente do STF, Carmen Lúcia - Guito Moreto/Agência O Globo


O Globo


A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmem Lucia, afirmou que os cidadãos têm de participar da vida política e do controle das instituições para superar a crise de representatividade.


— Será que estamos vivendo uma crise de representatividade ou o cidadão nao esta exercendo a cidadania? — indagou a ministra, que participou nesta segunda-feira de uma aula magna a alunos da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, a convite do diretório acadêmico. Questionada por alunos, a presidente do STF se recusou a falar sobre intervenção na segurança pública do Rio e retomada do julgamento do fim do foro privilegiado.

— O voto é um instrumento (da democracia), mas não é o único. Se não participarmos não teremos democracia plena — afirmou.

Ao ressaltar a importância do voto,a ministra disse que cada brasileiro faz uma “enorme diferença” para o Brasil e que fica facil criticar sem participar.

Carmen Lúcia disse que há hoje no Brasil uma deslegitimação da representação e que a deslegitimação política “é sempre ruim”.

—Acabar com alguma coisa sem saber o que colocar no lugar não serve para coisa nenhuma — resumiu.