domingo, 12 de maio de 2019

China está ‘cautelosamente otimista’ em relação a negociações comerciais com EUA

China e Estados Unidos concordaram em realizar mais negociações comerciais em Pequim, afirmou o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, após o presidente dos EUA, Donald Trump, ordenar que seu chefe de comércio iniciasse processo de imposição de tarifas sobre todas as importações remanescentes da China. 
Vice-premiê chinês, Liu He

Vice-primeiro-ministro chinês Liu He

"As negociações não desmoronaram", disse Liu em Washington na sexta-feira, 10, segundo a televisão estatal do país. “Muito pelo contrário, acho que pequenos contratempos são normais e inevitáveis ​​durante as negociações dos dois países. Olhando para frente, ainda estamos cautelosamente otimistas”, disse Liu.
Apesar disso, afirma o vice-premiê, há “questões de princípio” nas quais a China não pretende recuar. 
O otimismo de Liu foi temperado pelo secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, que disse à CNBC na sexta-feira que não havia mais conversas com a China planejadas "a partir de agora".

Trump escreveu no Twitter no sábado, 11, que acha que a China sentiu que está sendo tão "espancada" nas recentes negociações que pode decidir esperar pelas eleições presidenciais de 2020. “Para ver se eles darão sorte e contarão com uma vitória Democrata  –nesse caso, eles poderão continuar a roubar U$ 500 bilhões por ano dos Estados Unidos”. 

Yawen Chen e David Lawder, Reuters