quarta-feira, 27 de março de 2019

May aceita deixar o poder em troca de concretização do Brexit

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse a membros do seu partido que deixará o cargo quando o Brexit for concluído. Ela não estipulou uma data para a renúncia, mas isso deve ocorrer assim que o acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia for concluído no Parlamento. 
"Ouvi com clareza a vontade do Partido Conservador", disse May na reunião. "Sei que há o desejo por uma nova liderança na segunda fase do Brexit e não serei um obstáculo para isso."
Mais cedo, um deputado conservador que participou da reunião adiantou que a premiê tinha se comprometido a deixar o cargo. Ela deixará o cargo se o acordo for finalizado”, disse o deputado. “Isso sugere que renunciará após a aprovação do acordo.”
Outro parlamentar conservador disse que, apesar de May não ter estabelecido uma data para a renúncia, isso deve ocorrer em breve.
Desde 2016, Theresa May já perdeu 29 ministros, principalmente por discordarem de sua política para a Europa
Desde 2016, Theresa May já perdeu 29 ministros, principalmente
por discordarem de sua política para a Europa
Foto: REUTERS/Alkis Konstantinidis

Mais cedo, outras fontes dos tories disseram que May deve tentar votar – pela terceira vez – o acordo de divórcio com a União Europeia no Parlamento na sexta-feira, mas isso depende do sinal verde do presidente da Casa, John Bercow. 

 O Estado de S.Paulo