Declarações do governo que sinalizam entendimento entre o presidente da república, Jair Bolsonaro, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), animaram os investidores da bolsa de valores brasileira.
O Ibovespa, o principal índice da bolsa, teve alta de 2,70% nesta quinta-feira, 28, encerrando o pregão aos 94.388,94 pontos. A retomada de um ambiente amigável entre o Executivo e o Legislativo sinaliza um possível andamento na aprovação da reforma da Previdência, o que agrada aos investidores.
“O mercado está tão sensível, que qualquer pequena boa sinalização faz subir muito”, afirma o analista da Rico Investimentos, Thiago Salomão. Prova disso, é que a valorização desta quinta-feira é a terceira maior deste ano.
Maia recebeu o ministro da Economia, Paulo Guedes, para almoçar nesta quinta-feira. Após o encontro, ambos fizeram discursos pacificadores e a favor da reforma da Previdência. “Vamos colocar esse trem nos trilhos para que possamos caminhar com velocidade. Em uma velocidade que os 12 milhões de desempregados esperam”, disse o presidente da Câmara.
O discurso de Maia e Bolsonaro, sobre a aprovação das novas leis da aposentadoria, é semelhante, ambos conhecem a importância do assunto, e concordam que ela precisa ser aprovada para que o país possa se recuperar. De acordo com o analista, se o mercado se acalmar da volatilidade presente, enxergará que esse é um fator que mantém viva a expectativa de aprovação da reforma da Previdência.
O mercado aguarda a ida de Guedes à Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça (CCJ) da Câmara. A visita deve acontecer na quarta-feira, 3. Nesta quinta-feira, no final do dia, foi escolhido o relator da reforma da Previdência, o deputado federal, Marcelo Freitas (PSL-MG). A escolha do relator era uma condição de Guedes para ir até a Casa.
Clara Valdiviezo,