MOSCOU – Não há como fugir do metrô da cidade. A malha cobre praticamente toda a gigantesca cidade e é um dos orgulhos russos na Copa do Mundo – até porque o tráfego é pesado a qualquer hora. Com mais de 80 anos, são duas centenas de estações subterrâneas e terrestres, quase 350 km de linhas, muita segurança, transporta mais de 8 milhões de pessoas diariamente e tem um sem-fim de escadas rolantes – todas muito longas.
Tabela completa de jogos da Copa do Mundo 2018
Num trajeto em que seja preciso fazer ao menos uma troca de linha, corre-se o risco de perder mais de 5 minutos em escadas rolantes. Sim, 5 minutos!! Pode não ser um tempo muito expressivo dependendo da distância percorrida nos trens, mas ficar parado esperando chegar ao topo, ou abaixo, olhando as pessoas nas escadas a lado, todas com olhar vago ou mexendo no celular, tem um tom de filme de suspense.
Na volta do Estádio Lujniki a uma região bem central de Moscou, uma troca de linha exigiu três viagens de escadas rolantes. A primeira levou 1min54s, à saída do estádio. A segunda, de acesso a outra linha, consumiu 1min47s. E a última, para deixar a estação de destino, mais 1min33s – o vídeo mostra em “tempo real” o “percurso” numa escadas do metro (essa gravação tem, apenas 1min15s e poderia receber o aviso de “imagens fortes”).
É muito tempo, acreditem. Pelo menos a sensação é de uma eternidade ali, parado, esperando o chão chegar…
As primeiras impressões do metrô de Moscou, após algumas viagens:
- as plataformas têm arcos decorados e em muitas há pinturas e mosaicos nos arcos e corredores. No início é difícil entender como funciona, ainda mais com tudo escrito em cirílico. Há indicações no chão para acesso a outras linhas e dentro dos vagões as estações também são anunciadas em inglês.
- O tempo de espera, em média, é de 1 minuto, em horários regulares
- o preço de um bilhete de viagem é de 55 rublos (cerca de 3,30 reais)
- tem wi-fi gratuito e telas com programação de televisão
- na Copa do Mundo é grátis para torcedores em dias de jogos
- há guardas em duplas e trios em quase todas as plataformas
- sistema de segurança com mais de 500 câmeras que detectam radiação
- raio x e revista de malas e mochilas que aparentem estar muito pesadas