ANNAPOLIS, EUA — Um ataque a tiros deixou pelo menos cinco mortos e outros três feridos na redação do jornal "Capital Gazette", em Annapolis, capital do estado de Maryland, nos EUA, de acordo com autoridades. A publicação pertence ao "The Baltimore Sun", e a sua sede fica a meia hora de Washington. Segundo a polícia local, o autor do crime foi preso e submetido a interrogatório.
Um estagiário do jornal relatou numa publicação do Twitter que havia um atirador no local e pediu socorro: "Por favor nos ajudem".
Phil Davis, repórter de polícia e Justiça da publicação, usou o Twitter para relatar o que acontecia. Em poucos caracteres, ele transmitiu o medo de se ver preso em um ambiente atacado por um homem armado. Segundo Davis, o atirador entrou na redação da "Gazette" e começou a disparar indiscriminadamente.
"Um homem atirou em várias pessoas no meu escritório (...) O atirador disparou contra uma porta de vidro em direção à redação e abriu fogo contra vários empregados. Não posso dizer muito até agora e não quero declarar ninguém morto, mas é grave", disse ele em duas mensagens. "Não há nada mais tenebroso do que ouvir várias pessoas serem baleadas enquanto você está debaixo da sua mesa e então ouvir o atirador recarregando."
Imagens exibidas na rede CNN mostram pessoas sendo retiradas do local, enquanto autoridades faziam buscas dentro do prédio onde aconteceu o crime. A repórteres, o policial Ryan Frashure disse que agentes de segurança inspecionavam o local para garantir que não havia bombas nem qualquer outro tipo de ameaça.
Por enquanto, o tiroteio em Annapolis é tratado como um incidente local sem motivação definida e não há nada que envolva terrorismo, afirmou uma autoridade. O FBI está no local ajudando as autoridades locais, segundo a fonte.
Segundo uma fonte policial à CBS News, o suspeito é um homem branco com pelo menos 20 anos de idade, que usou uma espingarda e que não carregava documentos de identificação. Ele não estaria cooperando com a polícia, de acordo com fontes ouvidas pela rede de TV.
O governador do estado de Maryland, Larry Hogan, escreveu no Twitter: "Absolutamente devastado ao saber desta tragédia em Annapolis. Por favor, respeitem todos os alertas e mantenham-se longe da área. Rezando por todos que estavam na cena e pela nossa comunidade".
Por precaução, departamentos de polícia em Baltimore e também em Nova York enviaram policiais a sedes de veículos de comunicação como precaução.
Com O Globo e agências internacionais