Responsáveis pelo transporte de 98 por cento do querosene destinado à Aviação Civil no país, as transportadoras Raizen, Petrobras Distribuidora, Ipiranga e Air BP acertaram com seus motoristas a retomada das operações. O anúncio do retorno às atividades foi feito na noite desta sexta-feira.
Além do querosene, essas três empresas são responsáveis pelo transporte de 75 por cento do diesel, 65 por cento da gasolina e 50 por cento do etanol consumidos no Brasil. As transportadoras anunciaram que vão dar prioridade à refinaria da REDUC, no Rio de Janeiro, de onde farão a escolta dos comboios até o destino. “Iniciaremos o transporte ainda essa noite. É um movimento muito importante”, afirmam as empresas.
O movimento grevista intensificou a desobstrução de pontos de bloqueio em todo o país, no início da noite de hoje, assim que o governo anunciou o uso das Forças Armadas para garantir a volta do fluxo nas rodovias. O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou que mais da metade de 938 pontos interditados em rodovias de todo o país tinham sido liberados até às 22 horas desta sexta-feira.
Também nesta sexta-feira , o presidente Michel Temer assinou decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que autoriza o emprego das Forças Armadas em casos de situações de perturbação da ordem pública.