Daniela Calicheski, O Globo
Uma bandeira anticomunista foi colocada em uma das lateriais do Morro do Corcovado na manhã deste sábado, dia do bicentenário do alemão Karl Marx, considerado o "pai" do comunismo. Da Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, e da Rua Jardim Botânico, era possível visualizar o objeto, que apresentava os símbolos de uma martelo e uma foice com uma tarja e circulados pela frase "O Brasil jamais será vermelho" e "Fora comunismo", além dos nomes dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma.
De acordo com a assessoria de imprensa do Santuário do Cristo Redentor, o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) foi chamado para a retirada da bandeira da área da Floresta da Tijuca, o que deve ser feito ao longo deste sábado.
A assessoria não soube apontar o responsável pelo ato, mas trabalha com a possibilidade de a bandeira ter sido colocada durante a madrugada.
Na Alemanha, as manifestações pelo bicentenário de Karl Marx são controversas. Vários protestos foram programados para denunciar o legado do autor de "O capital". Em Tréveris, terra natal de Marx, no entanto, foi inaugurada uma exposição permanente na casa onde ele cresceu. Há ainda 600 eventos comemorativos programados para os próximos meses na cidade, como exposições, peças teatrais e palestras.