quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Presente de Dilma ´trambique`: Conta de luz de moradores do interior de Roraima sobe 54,04%

Mônica Tavares - O Globo

Aumento vale também para consumidores comerciais e industriais da Companhia Energética de Roraima (CERR)


A tarifa de energia dos moradores de 14 municípios do interior de Roraima vai subir 54,06% a partir do próximo sábado, dia 1º de novembro. Este foi o maior aumento homologado este ano pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O reajuste será o mesmo para os consumidores residenciais, comerciais e industriais da Companhia Energética de Roraima (CERR), responsável por prestar o serviço para estas cidades. Ela é empresa de economia mista, que tem como maior acionista o governo estadual.

O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, disse que a principal razão do aumento foi o custo de energia, que ultrapassa os 75% do total da conta da distribuidora. A empresa, por estar localizada no chamado sistema isolado, e não receber energia de hidrelétricas de outras regiões do país, é abastecida principalmente de termelétricas.

A Aneel defende que a CERR seja federalizada e incorporada a Boa Vista Energia S.A., empresa do grupo Eletrobras.

A partir do próximo sábado, a conta de luz dos consumidores da Boa Vista Energia S.A também terá aumento. Para os usuários residenciais e comerciais (baixa tensão) o reajuste será de 17,04%, e para os industriais (alta tensão), 16,78%. A empresa presta serviço para 101 mil usuários de Boa Vista, capital de Roraima. A principal causa do aumento para os consumidores, que também foi alto, reconheceu o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, foi o custo da energia.

AMAZONAS

A tarifa da Amazonas Energia também teve o seu reajuste autorizado pela agência a partir de sábado: será de 15,83% para as residências e comércio, e de 22,63% para a indústria. A empresa, do Grupo Eletrobras, presta serviço para 700 mil unidades consumidoras em todo o estado do Amazonas.