terça-feira, 30 de maio de 2017

Luís Roberto Barroso diz que é o 'certo' julgar foro privilegiado nesta quarta-feira

Isadora Peron e Breno Pires - O Estado de S.Paulo


Senado aprovou, em abril, PEC acabando com o foro

 privilegiado para parlamentares; Corte Especial deve

 analisar caso na próxima quarta, 31



Relator da ação sobre o alcance do foro privilegiado, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira, 29, que o caso deverá ser julgado pelo plenário da Corte na próxima quarta-feira, 31.
Questionado por jornalistas se este seria o melhor momento para analisar a questão, já que o tema também está sendo discutido no Congresso, o ministro citou uma frase de Martin Luther King, que liderou o movimento pelos direitos dos negros nos Estados Unidos."Há uma frase boa do Martin Luther King que eu gosto de citar em que ele diz: é sempre a hora certa de fazer a coisa certa", disse.
Barroso
Ministro do Supremo Tribunal Federal Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADAO
Barroso defende que as autoridades detentoras de foro privilegiado devem responder a processos criminais no STF apenas se os fatos imputados a eles ocorram durante o mandato. No caso de fatos que ocorreram antes do mandato, a competência para julgamento seria da Primeira Instância da Justiça. De acordo com a Constituição, cabe ao Supremo julgar membros do Congresso Nacional nas infrações penais comuns. Hoje, a prerrogativa vale independentemente do momento em que o crime foi cometido.
Essa discussão, no entanto, já foi iniciada pelos parlamentares. Em abril, o Senado aprovou, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com o foro privilegiado por crimes comuns para todas as autoridades, com exceção dos chefes dos Três Poderes – os presidentes da República, da Câmara, do Senado e do STF. A proposta ainda tem que passar por uma segunda votação, para, então, seguir para a Câmara.

Um comentário:

  1. STF TÁ UM PASSOS TRAMANDO ACABAR COM LAVA JATO. TENTAR NA CARA DURA VAM FAZER OS POLÍTICOS CORRUPTOS SAI DA PRISÃO POR 2 INSTÂNCIA. PRISÃO TEMPORÁRIA QUE FOI REVERTIDA POR TEMPO INDETERMINADO. STF VAI AJUDAR O NOVO MINISTRO DA JUSTIÇA AGIRAM JUNTOS VAI ACABAR COM AS DELAÇÃO PREMIADA LIVRARÁ ASSIM MICHEL TEMER LULA ODEBRECHT. OS POLÍTICOS CORRUPTOS LADRÕES COMUNISTAS STF TÁ ARMANDO UM GRANDE GOLPE CONTRA LAVA JATO. CONTRA JUIZ SÉRGIO MORO ESTÁ CORRENDO RISCO DE VIDA OS JUIZ DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL CORRER RISCOS HÁ O MAL NÃO É INVISÍVEL E REAL.ATENÇÃO E O CAMINHO. STF INIMIGO PÚBLICO DA LAVA JATO ACORDAM ANTES SEJA TARDE DEMAIS. STF VAI TIRAR A LAVA JATO DO TRILHOS ACORDAM PORQUÊ NÃO FAZEM NADA. GRITAM A O POVO BRASILEIROS PEDINDO AJUDÁ SOCORRO SÓ O POVO BRASILEIROS COLOCARÁ O STF PRA FICA QUIETOS NÃO SEU DEVIDO LUGAR. QUEM NANDA É O POVO BRASILEIROS STF É APADRINHADO DE POLÍTICOS CORRUPTOS LADRÕES FORO DE SÃO PAULO UNARSUL PT PCDOB PSOL PSDB PMDB. PDT. OUTROS PARTIDOS POLÍTICOS.

    ResponderExcluir