terça-feira, 30 de maio de 2017

"Êxodo de brasileiros cresce 70% após 3 anos de crise", por Miriam Leitão (quem pode, escapa da quadrilha do Lula. A propósito, quando o Brahma será preso?)

Com Marcelo Loureiro - O Globo

Mais brasileiros têm procurado o aeroporto para escapar da crise. A Receita Federal recebeu até agora 20.469 Declarações de Saída Definitiva de contribuintes, dado referente a 2016. O ritmo era bem menor antes do início da recessão. O aumento é de 68% na comparação com 2013, quando 12.203 cidadãos deixaram oficialmente o Brasil para tocar a vida em outro país. O volume de saídas definitivas dobrou desde o início da década.
O registro oficial é obrigatório, embora não seja feito por todos. Ele deve ser entregue à Receita entre março e abril do ano seguinte à saída e é preenchido, principalmente, por quem tem patrimônio e maior poder aquisitivo. O número não leva em conta, portanto, os emigrantes ilegais. Mas a dinâmica deve ser semelhante porque a motivação é parecida. O forte aumento no êxodo de brasileiros é um dos reflexos dessa recessão prolongada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário