segunda-feira, 18 de junho de 2018

Mais da metade dos jovens quer morar no exterior, diz Datafolha


Canadá é um dos países do mundo em busca de força de trabalho jovem e qualificada - Reprodução


A maioria dos jovens de 16 a 26 anos gostaria de morar no exterior, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste domingo. Foram 62% de respostas positivas sobre essa questão, ou seja, 19 milhões de pessoas, o equivalente à população de Minas Gerais. 

Embora essa vontade se mantenha alta para quem tenha nível superior, ela diminui conforme a idade aumenta.

Metade dos brasileiros entre 25 e 34 anos deseja deixar o Brasil. Já entre os entrevistados de 35 a 44 anos, 44% querem morar em outro país. Os percentuais ficaram em 32% para os que têm entre 45 e 59 anos e em 24% para quem tem mais de 60 anos. No total, 2.090 pessoas foram ouvidas em todas as regiões brasileiras.

Quanto à escolaridade, mais da metade com ensino superior disse que gostaria de morar no exterior, e esse percentual ficou em 56%. Para os que concluíram o ensino médio e o fundamental, os percentuais foram 48% e 27%, respectivamente.

A pesquisa, realizada em 129 municípios ao redor do Brasil, considerou também as diferenças entre as classes sociais. Assim, quanto maior a classe social do indivíduo, mais ele quer morar em outro país. De acordo com o Datafolha, 51% da classe A/B manifestaram esse desejo, assim como 44% da classe C e 30% da classe D/E.

Ainda segundo a pesquisa, o país que mais atrai os brasileiros é Estados Unidos, seguido de Portugal e Canadá.


O Globo